A Liga Diamante decidiu excluir os atletas russos e bielorrussos de todas as suas competições nos próximos tempos.
A decisão foi tomada em resposta à invasão da Rússia na Ucrânia, com o apoio expresso da Bielorrússia e está de acordo com a posição adotada pela World Athletics.
Como é conhecido, os atletas russos já não podiam competir sob a sua bandeira devido à suspensão da Federação Russa de Atletismo (RusAF), mas podiam participar com o estatuto de Atleta Neutro Autorizado (ANA).
Assim, a saltadora com vara Anzhelika Sidorova e a campeã olímpica do salto em altura Mariya Lasitskene, não poderão defender os títulos da Liga Diamante conquistados em 2021.
“Esta recomendação segue a decisão de muitos órgãos governamentais desportivos e a decisão tomada pelo Conselho da World Athletics e reflete as questões práticas e logísticas que os meetings podem enfrentar se os Atletas Neutros Autorizados da Rússia e atletas da Bielorrússia fossem convidados a competir”, pode ler-se numa declaração da Liga Diamante.
Esta medida ocorre também após uma importante recomendação do Comité Olímpico Internacional (COI) no sentido de proibir atletas russos e bielorrussos de competirem internacionalmente e de proibir o país de receber eventos, em resposta à invasão da Ucrânia.
Os atletas russos e bielorrussos já tinham sido impedidos de competir no Campeonato Mundial de Pista Coberta que se disputou em Belgrado.
O próximo meeting da Liga Diamante está programado para 13 de Maio em Doha.