A World Triathlon anunciou que os atletas ou oficiais russos e bielorrussos não poderão participar em todas as competições internacionais ou eventos oficiais.
Condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia, o órgão internacional do triatlo classificou-a como uma “grave crise internacional” que viola a Trégua Olímpica.
“O World Triathlon está em absoluta solidariedade com a família do triatlo da Ucrânia e todo o país, neste momento de grave crise internacional”.
“O World Triathlon trabalhará com o IRONMAN e o Challenge para que eles também sigam estas recomendações”.
Eventos russos cancelados
Entretanto, foram cancelados o IRONMAN 70.3 em St. Petersburg, em 17 de Julho e o Challenge de Moscovo em 26 de Junho.
O IRONMAN disse num comunicado: “De acordo com a recomendação do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Triatlo Mundial, o Grupo IRONMAN, com efeito imediato, não permitirá a participação de atletas russos e bielorrussos no Campeonato Mundial IRONMAN 70.3 de 2022 em St. George, Utah e os dois eventos do IRONMAN World Championship que acontecem em St. George, Utah e Kona, Havaí.
Além disso, todos os atletas profissionais russos e bielorrussos não poderão competir em qualquer evento de triatlo IRONMAN e IRONMAN 70.3 de 2022, incluindo o triatlo IRONMAN 70.3 Dubai deste fim de semana.
A Challenge Family também condenou a invasão da Ucrânia, afirmando que é “insustentável organizar um evento desportivo internacional na Rússia nas atuais circunstâncias”.
A World Triathlon disse que a ‘medida extrema foi tomada ‘para proteger a integridade e a segurança de todos os atletas que participam nos eventos e a integridade das competições desportivas globais’.
Apoio aos atletas ucranianos
A medida será novamente analisada nas reuniões mensais do Conselho Executivo do corpo diretivo, à medida que for evoluindo a situação na Ucrânia.
Com o COI a desaconselhar a organização de eventos desportivos na Rússia ou na Bielorrússia, o World Triathlon destacou que a Federação Russa de Triatlo já tinha sido suspensa por casos de doping e está proibida de receber eventos em 2022.
A World Triathlon acrescentou que entrou em contato com todas as federações nacionais, além da Europe Triathlon, para coordenar o apoio a atletas, treinadores, oficiais e funcionários ucranianos. A IRONMAN também ofereceu a sua assistência.
Também o Europe Triathlon disse que apoia totalmente a posição do COI e do World Triathlon. “Estamos em contato próximo com a Federação Ucraniana de Triatlo e já estamos a oferecer ajuda e assistência. Uma delegação da Ucrânia estará presente na Conferência de Presidentes em La Nucia como convidada do Europe Triathlon.”
Entretanto, a Super League Triathlon confirmou que as recomendações do World Triathlon se aplicam aos seus eventos, com o co-fundador Leonid Boguslavsky a pedir o fim imediato da “guerra catastrófica e injustificada” na Ucrânia.