Agora que começou o atletismo em Tóquio, eis 10 dados curiosos para ficar atento ao longo dos próximos 10 dias.
1000
A final do disco masculino no sábado, 31 de Julho, será a milésima final olímpica de atletismo. Das 998 finais de atletismo realizadas até agora, os Estados Unidos venceram 344 (mais de 34%) delas, sendo o país mais medalhado nesta modalidade.
196
O número de países definidos para participar no atletismo em Tóquio. Este número inclui a equipa de sete atletas refugiados, que está a competir pela segunda vez nos Jogos.
116
O número de atletas inscritos na maratona masculina, o maior número de qualquer evento de atletismo dos Jogos.
99
O número de países que conquistaram medalhas olímpicas no atletismo. É muito provável que Tóquio testemunhe o 100º país a conquistar uma medalha olímpica.
Países como Burkina Faso (Hugues Fabrice Zango no triplo salto), Israel (Lonah Chemtai Salpeter na maratona) e Samoa (Alex Rose no disco) têm boas hipóteses de conquistar uma medalha.
75
A percentagem de atletas que se qualificaram para os Jogos Olímpicos ao conseguirem os mínimos de qualificação. Os outros 25% conseguiram a sua vaga pelos rankings mundiais.
55
O número de horas de competição de atletismo programadas para Tóquio e Sapporo, estendendo-se por 19 sessões, durante 10 dias.
51