A Organização dos JO de Tóquio planeia realizar 18 eventos-teste antes dos Jogos, sendo 17 deles na capital japonesa. Sapporo receberá o evento-teste da maratona em 5 de Maio.
Os eventos-teste serão retomados oficialmente em 3 e 4 de Abril, com os organizadores a promoverem um jogo de rugby em cadeira de rodas, no Estádio Nacional Yoyogi. Também para Abril, estão previstos eventos de polo aquático, mergulho, rugby, natação e ciclismo. A programação de Maio incluindo voleibol, natação artística, ginástica, atletismo, skate, basquetebol 3×3 e tiro.
A Organização confirmou que o evento-teste de atletismo em 9 de Maio será o único evento a apresentar atletas estrangeiros e espectadores locais. O meeting vai realizar-se menos de 12 semanas antes do Novo Estádio Nacional ser palco do atletismo nos JO.
O estádio pode ter capacidade para 68.089 espetadores quando utilizado para o atletismo, sendo que o evento-teste deve oferecer informações aos organizadores sobre a viabilidade e o potencial número de espectadores que podem estar presentes durante os JO e Paralímpicos.
“Para o atletismo e a maratona, estamos a pensar em ter espectadores e serão convidados atletas estrangeiros para que possamos testar medidas abrangentes”, disse a Organização.
“Durante as provas de atletismo, teremos que coletar informações para que possamos tomar decisões”.
Espera-se que os espectadores locais estejam presentes no evento-teste de atletismo em Maio.
A Organização deve utilizar hotéis localizados em redor dos locais para os eventos-teste. Os organizadores planeiam minimizar o contato físico, inclusive mantendo uma distância de dois metros dos atletas e um metro dos restantes. Os participantes serão instruídos a evitar sempre que possível, espaços fechados e multidões, bem como lavar as mãos e usar regularmente desinfetante.
Os presentes nos eventos-teste serão instruídos a usar sempre uma máscara facial, exceto ao ar livre. Os atletas serão apoiados por palmas, não sendo permitidos cantos e cânticos. A Organização irá também ventilar as salas e espaços comuns, a cada 30 minutos.