O PSA é uma proteína produzida na próstata que pode ser um indicador de cancro. Um aumento no nível de PSA após um treino intenso é motivo de preocupação? Publicamos seguidamente um artigo de Nele Jacobs sobre este tema.
O PSA é uma proteína formada nos homens, nas glândulas da próstata. Uma pequena parte acaba constantemente no sangue. O valor de PSA indica a proporção de antígeno específico da próstata (PSA) no sangue. Com a medição deste valor, pode-se obter evidências precoces de cancro da próstata.
Porque é que um nível de PSA pode ser elevado?
Pode haver várias razões para isso. As pessoas afetadas esperam geralmente por um diagnóstico de cancro da próstata. Por um lado, a idade pode ser responsável pelo aumento do nível de PSA no sangue, por outro lado, outras doenças e infeções podem ser o gatilho. Estes incluem, por exemplo, uma inflamação da próstata , uma inflamação do trato urinário ou um aumento benigno da próstata. O último, é frequentemente o caso, porque com o aumento da idade, a próstata aumenta naturalmente e a medição resulta frequentemente num valor de PSA mais alto. Além disso, a medicação pode garantir um aumento no valor do PSA contra um aumento benigno da próstata.
O que os atletas devem saber: o nível de PSA no corpo também pode aumentar através da atividade física. Presume-se que, tanto a irritação mecânica da próstata como o aumento do fluxo sanguíneo durante o exercício, fazem com que mais PSA entre no sangue.
Níveis elevados de PSA indicam uma mudança na próstata
Um aumento no antígeno específico da próstata (PSA) no soro ou plasma sanguíneo, pode ser o resultado do aumento, inflamação ou até mesmo uma alteração maligna na próstata. Consequentemente, este valor laboratorial é examinado durante exames preventivos para uma necessária deteção precoce da próstata.
A irritação pode aumentar temporariamente os níveis de PSA
A irritação mecânica da próstata, como ocorre ao apalpar o reto como parte de um exame preventivo, pode aumentar temporariamente o valor do PSA. Também é concebível que o stress extenso na bicicleta devido a tal irritação, possa levar ao aumento dos valores de PSA. Indicações de tal conexão podem ser encontradas em estudos individuais, embora esses resultados não sejam inteiramente uniformes.