De acordo com uma publicação da Sport Integrity Australia, nenhum atleta testou positivo em 2021-2022 ao tomar um suplemento.Tal, aconteceu pela primeira vez em mais de uma década. A publicação considera que este facto positivo é o resultado de mais de cinco anos de trabalho combinado, entre a organização e outros, incluindo a Autoridade Antidoping Desportiva Australiana e o Instituto Nacional de Medição.
Os suplementos foram responsáveis por um terço dos testes de doping positivos entre 2016 e 2019 na Austrália.
“Estes números atingiram o pico em 2016-2017, quando 17 atletas deram positivo devido a um suplemento”, disse o executivo-chefe da Sport Integrity Australia, David Sharpe.
“No entanto, ao trabalhar com esses atletas, sabemos que a grande maioria deles não pretendia dopar-se.”
Estudos mostraram que alguns suplementos eram ilegais e perigosos, com alguns também a não listarem todos os ingredientes na embalagem, e com muitos suplementos contaminados durante o processo de produção.
Uma pesquisa revelou que um em cada cinco suplementos analisados continha uma substância proibida.
Durante o período de cinco anos, a Sport Integrity Australia incluiu a criação de um aplicativo que forneceu uma lista de suplementos de baixo risco e cursos educacionais para treinadores, pais e equipas de suporte médico.
A resposta combinada de educação, comunicação e regulamentação resultou na queda do número de testes positivos atribuídos a suplementos, com apenas três em 2019-2020, um em 2020-2021 e nenhum em 2021-2022.
“O aplicativo foi um divisor de águas para os atletas”, disse Sharpe. “Pela primeira vez, eles tinham uma lista de suplementos de baixo risco para escolher e uma pesquisa para avaliar o risco de outros produtos.
Apesar dos números positivos, Sharpe pediu aos atletas que não sejam complacentes.
“Só porque está na prateleira não significa que seja seguro”, acrescentou.
O resultado chegou antes da Conferência Global de Educação da Agência Mundial Antidoping, realizada em Sydney e que reuniu 300 especialistas internacionais em educação antidoping, para aprender como podem continuar a ajudar os atletas através da educação.