Menos de três meses depois de lutar pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o belga Bashir Abdi tem como objetivo imediato bater o recorde europeu na Maratona de Rotterdam que se disputa no próximo 24 de Outubro.
Abdi é o segundo europeu mais rápido da história com 2h04m49s, marca obtida na Maratona de Tóquio de 2020, onde foi segundo. Agora, ele pretende superar o recorde europeu que pertence a Kaan Kigen Ozbilen com 2h04m16s.
“Rotterdam é a cidade da maratona para mim. Tem um percurso rápido e a organização é sempre excelente. Além disso, Rotterdam parece uma prova em casa para mim. Não encontro isto em nenhum outro lugar. Se eu tiver alguma chance de bater o recorde europeu em qualquer lugar, então é aqui, mas terei que fazer o meu melhor para isso”, disse Abdi, citado pela Organização da prova.
Depois de uma carreira na pista, Abdi estreou-se na maratona em 2018, precisamente em Rotterdam, onde foi sexto com 2h10m46s.
Agora treinado por Gary Lough, marido de Paula Radcliffe e também treinador de Mo Farah, Abdi bateu o seu recorde pessoal na Maratona de Tóquio de 2020.
Os recordes de percurso de Rotterdam pertencem ao queniano Marius Kipserem com 2h04m11s e à etíope Tiki Gelana com 2h18m58s.