O belga Karel Sabbe é um dos melhores ultramaratonistas mundiais, sendo um dos poucos que conseguiu terminar as Ultras de Barkley. Agora, acrescentou mais uma vitória ao seu curriculum ao vencer o Pacific Crest Trail (PCT) no tempo recorde de 46 dias, 12 horas e 50 minutos.
O PCT começa na fronteira dos Estados Unidos com o México e percorre 4.270 km até à fronteira com o Canadá, atravessando mais de 121.900 metros de altitude. O percurso serpenteia por terrenos montanhosos desafiadores na Califórnia, Oregon e Washington e é considerado uma das conquistas mais valorizadas em ultrarunning.
Sabbe superou o anterior recorde da prova que pertencia desde 2021 a Timothy Olsen com 51 dias, 16 horas e 55 minutos. Sabbe fez agora menos 5 dias e 4 horas!
Todos os participantes no PCT enfrentam trilhos ajustados à época, tendo em conta alterações como incêndios florestais sazonais. Sabbe compartilhou preocupações sobre a neve acumulada perto do início da sua prova e teve que desviar devido à época particularmente má de incêndios florestais deste ano.