A polaca Anita Wlodarczyk, juntou-se a uma distinta lista de “mulheres inspiradoras” depois de ter sido transformada numa boneca Shero Barbie.
A bicampeã olímpica, tetra campeã mundial e detentora de múltiplos recordes mundiais no lançamento do martelo, foi reconhecida pela sua “inspiração para os outros” na busca dos seus sonhos.
Shero Barbies, um amálgama das palavras ‘Ela’ e ‘Herói’, são produzidas pela mesma empresa que produz as bonecas Barbie originais, Mattel, e são concedidas anualmente a mulheres inspiradoras na época do Dia Internacional da Mulher.
A ideia do Shero Barbie, uma iniciativa global que já foi concedida a 50 mulheres de 18 países desde 2015, surgiu do desejo da empresa de fazer algo para reduzir o ‘Dream Gap’, a ideia de que meninas de cinco anos de idade perdem a autoconfiança e a fé nas suas próprias habilidades, o que pode impactá-las durante anos.
Wlodarczyk, que é conhecida pelo seu apoio aos jovens atletas, disse: “Vale a pena ter sonhos e ser teimosa em esforçar-se para realizá-los e obter sucesso. Pode-se ser mulher e fazer tudo o que sempre sonhou. Na minha vida, percorri um longo caminho, fui confrontada com lesões e pressões sociais”.
“Hoje encontro crianças e adolescentes em escolas, participo de ações de beneficência e procuro persuadir os outros a praticar desporto e a trilhar o seu próprio caminho”
Wlodarczyk é uma das sete mulheres europeias selecionadas para ter este ano, a sua própria Shero Barbie.