O norte-americano Bob Beamon, de 22 anos, causou sensação nos JO do México em 1968 quando saltou 8,90 m, então novo recorde mundial do comprimento, superando o anterior fixado em 8,33. Os juízes levaram 20 minutos para medir o salto, antes de ser validado.
Passados 56 anos, Bob Beamon decidiu leiloar a medalha de ouro que conquistou. Ontem, a casa de leilões Christie’s de Nova York leiloou a medalha que teve uma licitação inicial de 400 mil dólares (368 mil euros). Na Christie’s estimava-se que o preço final poderia rondar os 600 mil dólares (552 mil euros). A medalha acabou por ser leiloada por 441 mil dólares.
O seu recorde mundial durou 22 anos, até ser batido por Mike Powell com um salto de 8,95 m. Até hoje continua sendo a segunda melhor marca da história. Além do feito desportivo, o salto de Beamon também será lembrado pela cerimónia de entrega de medalhas. Ele subiu ao pódio com meias pretas, símbolo do ‘Black Power’, em sinal de reivindicação da luta contra a discriminação racial.