Matt Hooper, de 48 anos, vai correr a próxima edição da Maratona de Londres, integrado no Team Charlie, que arrecada dinheiro para crianças com tumores cerebrais.
A instituição de caridade foi criada por Toni Ilsley, em memória do seu filho de 13 anos, Charlie, que morreu de cancro em 2020.
Matt Hoope é bombeiro e treinador de força, tendo decidido ajudar depois de conhecer a mãe de Charlie. “Uma ou duas vezes por ano, costumo fazer algo um pouco diferente para arrecadar dinheiro para instituições de caridade. Já pratiquei Ironmans e maratonas e penso sempre: ‘O que posso fazer de diferente para tornar dignos os meus planos de caridade?’”
No ano passado, Hooper e um seu colega bombeiro pedalaram 1.600 quilómetros no Uganda e na Tanzânia, em bicicletas de bambu que eles construíram. A dupla arrecadou dinheiro para uma pequena instituição de caridade no Uganda que melhora a educação das crianças.
Hooper correu a Maratona de Londres pela primeira vez no ano passado. “Foi um evento incrível. Já fiz dezenas de maratonas, mas esta foi a experiência mais incrível, pois a atmosfera era diferente de tudo o que eu já havia experimentado.”
Este ano, ele percorrerá os 42,195 km com o seu kit de bombeiro, que inclui cilindro de aparelho respiratório preso às costas, capacete, calça resistente ao calor e túnica, que pesam cerca de 20 quilos.