O britânico Neil Russell foi diagnosticado com a doença de Parkinson quando tinha 60 anos. Agora com 63 anos, ele pretende correr 1.300 km com o objetivo de angariar dinheiro para o tratamento da doença no Reino Unido.
Russell já completou triatlos e ultramaratonas mas este desafio será mais duro, vai durar 35 dias, celebrando o seu 64º aniversário no dia 23 deste mês.
Ele disse: “Foi depois de completar uma ultramaratona, 18 meses atrás, que tive a ideia de correr de John O’Groats até Land’s End. Foi o meu 61º aniversário e pensei que, se eu queria fazer esta corrida, era agora o momento”.
“Parkinson significa que todos os dias, tomo muitos medicamentos, sinto-me mal, tenho dificuldade em controlar os tremores das minhas mãos, é difícil engolir e tenho dificuldade em escrever ou concentrar-me. Mas em vez de pensar no que não posso fazer com o mal de Parkinson, tento concentrar-me no que posso fazer. Posso treinar, posso correr, posso suar, fico mais forte e minha confiança cresce. Todos os dias, digo a mim mesmo, vou correr de John O’Groats para Land’s End. Por quê? Porque ainda posso”.
A iniciativa de Russell começou em 18 de Julho. Se tudo correr como foi planeado, ele completará os 1.300 km em 21 de Agosto.
A doença de Parkinson é a doença neurológica que mais tem crescido no mundo e, atualmente, não há cura.