O britânico Mike Humphreys iniciou na passada sexta-feira em Barcelona, o seu desafio de correr 30 maratonas em 30 dias em 30 países.
Humphreys, de 33 anos, está a arrecadar fundos para pesquisas sobre a doença do neurónio motor, uma condição incomum que afeta o cérebro e a medula espinhal. A doença não tem cura e causa eventualmente a morte.
Humphreys decidiu agir depois do seu amigo Craig Eskrett ter sido diagnosticado com a doença.
Outro amigo, Carl Giblin, morreu da mesma doença em 2013 e ele quis fazer algo para deixar de se sentir impotente.
“Se eu conseguir consciencializar, poderemos obter mais financiamento e, com sorte, haverá uma cura ou tratamentos em breve”, disse ele.
Depois de Barcelona, seguiram-se maratonas em Andorra, Cannes e Mónaco. A sua página na plataforma de arrecadação de fundos de caridade online GoFundMe, mostrou que ele já tinha angariado o equivalente a 9.300 euros.
Acerca do seu desafio Humphreys reconheceu: “Vou ser honesto: este desafio é uma loucura. A minha família tentou persuadir-me a desistir dele tantas vezes.
Disseram-lhe para ele distribuir as corridas ao longo de seis meses ou contratar uma equipa de apoio, mas ele insistiu em fazer tudo sozinho e num prazo menor.