O atletismo internacional conta este ano com um elevado conjunto de grandes eventos, com maior destaque para o Mundial de Budapeste. Num ano pré-olímpico, haverá apenas um grande evento na pista coberta, o Europeu em Istambul. Eis a lista dos principais eventos internacionais:
5 de fevereiro – Campeonato Europeu de Corta-Mato de Clubes
O Campeonato Europeu de Corta-Mato de Clubes disputa-se no dia 5 de fevereiro em Oropesa, Castellón. Estarão presentes cem equipas de 25 países, num ambiente privilegiado, a praia verde de Marina d’Or. Um dos pontos mais interessantes do percurso é quando os atletas correrem em cada volta, 260 metros de areia da praia e experimentar uma volta de 180 graus nessa areia.
18 de fevereiro – Campeonato Mundial de Corta-Mato
O Campeonato Mundial de Corta-Mato disputa-se no dia 18 de fevereiro, após dois anos de interregno e será na cidade de Bathurst, a 200 km de Sydney. No circuito para provas de carros e motos, foi traçado um percurso de 2 km.
2 a 5 de março – Campeonato Europeu de Pista Coberta
A cidade de Istambul vai acolher o 37º Campeonato Europeu de Pista Coberta. Será a primeira vez que a Turquia recebe um campeonato que será na Atakoy Athletics Arena.
11 e 12 de março – Taça da Europa de Lançamentos
Leira volta a ser o palco da Taça da Europa de Lançamentos. Depois de Split em 2021, Leiria recebe a competição nos dias 11 e 12 de março.
21 de maio – Campeonato Europeu de Marcha de Seleções
A cidade checa de Podebrady vai acolher a 15ª edição do Campeonato Europeu de Marcha de Seleções. Foi a sede dos Campeonatos em 2021 e será também em 2025.
3 de junho – Taça da Europa de 10.000 metros
A 26ª edição da Taça da Europa de 10.000 metros volta a realizar-se este ano em Pacé, uma pequena localidade da França. A data é 3 de junho.
6 a 10 de junho – Campeonato Mundial de Trail e Mountain Running
Stubai vai acolher a segunda edição do Campeonato do Mundo de Trail e Mountain Running que decorrerá entre os dias 6 e 10 de junho. Os Alpes tiroleses austríacos vão acolher duas provas de trail running, curtas e longas, de 44,6 e 85,6 quilómetros, duas provas de montanha, uma de subida vertical e uma clássica, e provas para o escalão sub-20.
23 a 25 de junho – Campeonato Europeu de Seleções
O Campeonato Europeu de Seleções será disputado no Estádio Slaski, na cidade polaca de Chorzow. Este ano, as seleções europeias estão divididas em três divisões, a Primeira Divisão será composta por 16 seleções e competirá nos dias 23, 24 e 25 de junho à tarde; a Segunda Divisão, com outras 16 seleções, atuará das 20 às 22 h; na manhã desses dias, atuarão os países da Terceira Divisão.
13 a 16 de julho – Campeonato da Europa Sub-23
O 14º Campeonato da Europa Sub-23 disputa-se na cidade finlandesa de Espoo, entre 13 a 16 de julho. Espoo com 270 mil habitantes, nunca recebeu uma competição internacional.
7 a 10 de agosto – Campeonato da Europa Sub-20
O Campeonato da Europa Sub-20 entretanto adiado, será realizado entre 7 e 10 de agosto em Jerusalém, onde já se realizou o Campeonato da Europa Sub-18.
19 a 27 de agosto – Campeonato Mundial ao Ar Livre
O 19º Campeonato Mundial ao Ar Livre disputa-se este ano em Budapeste. A Hungria já recebeu quatro eventos do Mundial de Atletismo. As datas do campeonato serão entre 19 e 27 de agosto, um mês após o evento do ano passado em Eugene.
30 de setembro – Campeonato Mundial de Estrada
O Campeonato do Mundo de Estrada terá início no dia 30 de setembro em Riga, capital da Letónia. Vai incluir três provas: meia maratona, 5 km e milha. Os atletas vão percorrer, pela primeira vez num evento da World Athletics, o centro histórico da cidade, Património Mundial da Unesco.
10 de dezembro – Campeonato Europeu de Corta-Mato
O calendário da World Athletics encerra com o Campeonato Europeu de Corta-Mato que será disputado no dia 10 de dezembro em Bruxelas.
Um calendário exigente com muitos atletas já a pensar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mas antes desse evento, os atletas terão o Mundial de Glasgow em Pista Coberta e o Campeonato Europeu ao Ar Livre em Roma.