O indiano Neeraj Chopra, especialista do lançamento do dardo, está entre os 23 atletas cujos equipamentos de competição foram incluídos na Coleção do Património da World Athletics, atualmente em exibição na plataforma 3D online do Museu da World Athletics (MOWA).
Chopra, que se tornou o primeiro medalhado de ouro olímpico da Índia no atletismo ao conquistar o primeiro lugar nos JO de Tóquio, doou a camisola de competição que usou nos JO de Paris deste ano.
Ao lançar 89,45 m, Chopra garantiu a medalha de prata em Paris, atrás do paquistanês Arshad Nadeem, que estabeleceu um novo recorde olímpico com 92,97 m.
Além de Chopra, também a ucraniana Yaroslava Mahuchikh, campeã olímpica do salto em altura, e a dominicana Thea LaFond, campeã olímpica do triplo salto, estão entre as atletas cujos equipamentos de competição foram incluídos na coleção patrimonial.
O presidente da WA, Sebastian Coe, elogiou os atletas por doarem os seus equipamentos de competição e medalhas. “Mantendo a nossa coleção olímpica atualizada, estamos orgulhosos em anunciar doações de um trio de medalhados de Paris 2024: Yaroslava Mahuchikh, Thea LaFond e Neeraj Chopra. Obrigado aos atletas que doaram gentilmente as suas roupas de competição, sapatos e até medalhas, para a coleção do nosso museu em 2024”, disse Coe num comunicado.