A Adidas e o Parley for the Oceans lançaram a quarta edição da “Corrida pelos Oceanos”, integrada no Dia dos Oceanos que se comemora em 8 de Junho.
Esta iniciativa tem a colaboração dos jogadores de futebol Messi e Marcelo, com ambos a aparecerem no vídeo para sensibilizar para o problema da poluição do plástico que destrói ecossistemas e mata a flora e a fauna marinhas.
O objetivo é lutar contra o plástico no mar, recolhendo o equivalente a 10 garrafas de plástico por cada quilómetro percorrido no mundo, entre o próximo dia 28 de Maio e 8 de Junho. O grande desafio passa por correr o equivalente a 227 toneladas.
Até agora, a iniciativa “Corrida pelos Oceanos” reuniu mais de 3 milhões de corredores de todo o mundo, registando coletivamente 25,5 milhões de quilómetros e arrecadando 2,5 milhões de dólares para ajudar a Parley a desenvolver as suas iniciativas e programas educacionais na luta contra a poluição marinha por plásticos . Até 2025, a marca pretende atingir uma participação acumulada de 40 milhões de pessoas.
Segundo a Adidas, em 2019, 92 escolas foram inscritas no programa e são agora centros de educação, bem como pontos de intercetação de plástico para a comunidade local. Como resultado, participaram no programa 70.000 crianças e as suas famílias.
Como funciona a campanha?
Para ajudar a causa, qualquer corredor precisa apenas de baixar o aplicativo móvel Adidas Running by Runtastic e participar no desafio que está agora disponível. E depois, começar a correr e registar os quilómetros que serão convertidos em plástico recolhido.
Como parte do seu compromisso com os oceanos, a Adidas já fabricou mais de 30 milhões de pares de sapatos com base no Parley Ocean Platic, um fio criado a partir de resíduos plásticos recolhidos em praias e áreas costeiras.