O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) informou que vai ouvir a atleta Salwa Eid Naser nos dias 22 e 23 deste mês.
A campeã mundial dos 400 metros terá violado as regras antidoping e corre o risco de ser suspensa, não podendo estar presente nos JO de Tóquio.
A Agência Mundial Antidoping e a World Athletics entraram com recursos no TAS para contestar uma decisão de um tribunal independente no ano passado que inocentou Naser por um detalhe técnico em testes antidoping a que ela faltou.
Naser sagrou-se campeã mundial em Doha, quando estava sob investigação. A barenita de 22 anos pôde manter o título, apesar de ser acusada pela Unidade de Integridade de Atletismo com falhas de “localização” – testes perdidos e atualizações incorretas num banco de dados, onde os atletas podem ser encontrados em qualquer dia pelos funcionários de recolha de amostras.
No ano passado, Naser negou qualquer irregularidade. A atleta foi considerada por um tribunal em Londres como tendo três falhas de localização, entre Março de 2019 e Janeiro de 2020, mas tecnicamente contadas como abrangendo mais de um ano de acordo com as regras antidoping.
A decisão também apontou para uma possível quarta violação numa amostra que não pôde ser coletada em Abril de 2019, quando as autoridades foram ao prédio da atleta em Riffa, Bahrein.