O etíope Tamirat Tola, campeão mundial da maratona em Eugene, será um dos atletas de elite que estarão presentes na Maratona de Valência que se disputa no próximo dia 4 de dezembro. Um dos seus objetivos passa por bater o recorde do percurso estabelecido em 2020 com 2h03m00s.
Tola detém um recorde pessoal de 2h03m39s, alcançado há menos de um ano em Amesterdão. É ainda um atleta com provas dadas no corta-mato e na pista, com a conquista de uma medalha de prata e outra de bronze em Mundiais e Jogos Olímpicos.
Em declarações à imprensa, Tola mostrou-se confiante numa boa prestação em Valência. “Depois da vitória no Mundial, tive de recuperar em 15 dias e isso fez com que, com apenas 60 dias de preparação, não fosse correto apresentar-me em Londres. O circuito de Valência é um dos mais rápidos do mundo e espero conseguir o meu recorde pessoal e o recorde da prova, se todas as condições forem favoráveis”.
Para além de Tola, a Organização de Valência espera revelar outros atletas de elite nas próximas semanas.
Um dos nomes já confirmados é o da etíope Letesenbet Gidey, que se vai estrear na distância de 42.195 metros. A etíope tem tido muito sucesso em Valência, já que dois dos quatro recordes mundiais que detém, foram lá conquistados.