Elijah Manangoi, campeão mundial dos 1500 m em 2017, foi suspenso por dois anos em Novembro de 2020 após uma violação de localização. Agora, reconhece o erro. “Aprendi a minha lição e agora sei o que é o ‘paradeiro’. Sei como preenchê-lo e iluminei-me sobre as regras da AIU. Não foi fácil estar longe, mas estou feliz por estar de volta. Sou um ser humano e pode acontecer com qualquer pessoa.”
Manangoi exortou os futuros atletas a aprenderem com a sua experiência e a tomarem as devidas precauções para obedecer a todas as regras estabelecidas pelas agências antidoping.
“Eles precisam de conhecer as regras da AIU e da World Athletics e isso permitirá realizarem os seus sonhos. Estas questões podem parecer pequenas, mas quando se entra em conflito, pode ser um grande golpe. É melhor preencher o seu ‘paradeiro’ ao invés de deixar outra pessoa a fazer isso “, disse ele.
O campeão da Commonwealth dos 1500 m acrescentou: “Para os próximos atletas, eles podem inspirar-se em mim. Fui campeão mundial e da Commonwealth, mas também fui suspenso para que eles possam aprender muito com a minha vida.”
Durante a sua suspensão, ele perdeu os JO de Tóquio, entre outras competições. No entanto, Manangoi diz que não chorará pelo leite derramado, mas que está focado nos próximos eventos.
“Foi um pouco desafiador estar a treinar sem perspetivas de competir. Claro, os Jogos Olímpicos vieram e foram, além de outras competições que eu adoraria participar. No entanto, há muitos outros eventos a chegar e isso é onde está minha mente “, disse ele.