O Campeonato Europeu de Atletismo, que se vai disputar em agosto, integrado no segundo Campeonato Europeu multidesportivo em Munique, vai regressar depois ao seu formato anterior de evento autónomo.
Num comunicado de imprensa confirmando Birmingham e Budapeste como as duas cidades candidatas ao Campeonato Europeu de 2026, Christian Milz, o executivo-chefe da Associação Europeia de Atletismo, acrescentou: “A Associação Europeia também gostaria de confirmar, após uma recente decisão do Conselho Europeu de Atletismo, que os Campeonatos de Atletismo serão organizados como um evento autónomo como em Roma, dentro de dois anos.”
O Europeu de Atletismo de 2018 foi realizado em Berlim como parte do primeiro Campeonato Europeu multidesportivo que envolveu outras modalidades como voleibol de praia, canoagem de velocidade, BMX freestyle e ciclismo de estrada, ginástica artística, remo, escalada desportiva, ténis de mesa e triatlo.
Em declarações à FrancsJeux , o vice-presidente da Associação Europeia de Atletismo, Jean Gracia, explicou a mudança de posição relativamente ao Campeonato da Europa.
“O conceito nasceu nos anos 2015/2016. A Eurovisão forçou-nos um pouco, ao destacar o interesse de sincronizar as diferentes modalidades. Funcionou em 2018 porque todas as outras modalidades foram em Glasgow, enquanto nós estávamos sozinhos em Berlim. Este ano em Munique, estarão todos reunidos no mesmo lugar. Mas isso criou problemas. A comunicação não é igual para todas as modalidades, tudo isto tem que ser coordenado. E a Eurovisão não colocou a mesma pressão. Para a edição de 2026, a Associação Europeia de Atletismo decidiu não participar mais numa edição comum do Campeonato Europeu. Vamos recuperar a nossa independência. Só tentaremos coordenar os nossos horários com as outras disciplinas. A natação, que já não estava em Munique 2022, tomou a mesma decisão.”
O Estádio Olímpico de Roma receberá o Campeonato Europeu de Atletismo de 2024.
“Voltaremos à fórmula anterior, sozinhos, com uma edição a cada dois anos. Roma foi escolhida para 2024.”