O Canadá desistiu do Mundial de Estafetas que se disputa no próximo fim de semana na Polónia, juntando-se ao Trinidad e Tobago, Jamaica e Austrália. Entretanto, os Estados Unidos também terão supostamente desistido mas ainda não confirmaram essa decisão.
A Federação canadiana tomou a decisão em função da situação do COVID-19 na Polónia, bem como do aumento de casos no Canadá e em todo o mundo.
A equipa canadiana de estafetas esteve presente na semana passada no meeting em Baton Rouge, na Louisiana, nos Estados Unidos.
“A segurança dos nossos atletas, treinadores e equipa é a nossa principal prioridade”, disse Simon Nathan, diretor da Federação.
“Apesar de mostrar sinais de melhoria, a Polónia está a relatar um nível muito alto de COVID-19 e os viajantes são fortemente encorajados a evitar todas as viagens não essenciais dentro e fora da Polónia, mesmo aqueles que estão totalmente vacinados. “A maior parte da equipa canadiana não está vacinada, nem a maioria das pessoas que estarão envolvidas na competição, portanto, há riscos aumentados associados ao encontro, ao lado de outras pessoas de diferentes partes do mundo”.
“Sabemos que esta é uma notícia dececionante, dadas as implicações que pode ter na qualificação para os Jogos Olímpicos. No entanto, tomámos esta decisão com a saúde e segurança da nossa equipa em mente.
“Se um atleta contrair o COVID-19, isso vai comprometer a sua preparação para Tóquio – mesmo que seja assintomático – já que terá que se isolar. Também comprometerá todos com quem ele tiveram um contato próximo, pois eles terão que se isolar, independentemente dos seus sintomas ou de um teste COVID-19 positivo”.
“Esses problemas são ampliados para uma equipa de estafeta, em comparação com eventos individuais.”
O Canadá tinha inscrito equipas de estafetas nos 4×100 m masculinos e femininos, bem como nos 4×400 m femininas e mistas.
A Polónia registou ontem 7.235 novos casos de COVID-19, com 193 novas mortes.