A ultramaratonista Viktoria Brown bateu o seu anterior recorde nacional de 6 dias ao correr 747 km, superando o anterior em 11 km. A prova disputou-se na Hungria e o percurso tinha 898,88 metros.
Brown é conhecida pelos seus muitos recordes de vários dias. Esteve presente recentemente no Badwater 135, a ultramaratona do Vale da Morte, na Califórnia, onde terminou em quarto lugar. Detém os recordes nacionais de 48 h com 363 km e de 72 h com 471 km.
Para valorizar ainda mais o seu recorde de 6 dias, ela adoeceu em plena prova com uma intoxicação por salmonela. O objetivo de Brown era correr 800 km. “Apenas três mulheres fizeram isso e acredito que sem a intoxicação por salmonela, eu teria conseguido”, disse ela. “Corri apenas 56 km no quinto dia, enquanto corri mais de 110 km em todos os outros dias, incluindo 151 km no sexto dia.”
”Os vómitos começaram ao meio-dia de segunda-feira (início do quinto dia) e durou o dia todo até que fui dormir por volta das 22h”, disse Brown. “Acordei às 3h30, voltei ao percurso às 4 h e corri direto até ao final da prova, 32 horas depois.”
Ela teve que caminhar até ao final da tarde de terça-feira, porque o seu corpo estava a recuperar e devido ao muito calor que fez durante o dia.”No final da tarde, consegui começar a correr, depois correr e até correr relativamente rápido no final”.
A ultramaratonista já tem definidas as suas próximas provas: o Campeonato Mundial de Ironman, no Havai, em outubro, e mais tarde, o Campeonato Mundial de 24 Horas em Taiwan.