Uma fotografia de duas atletas chinesas abraçadas após uma prova foi censurada nas redes sociais chinesas porque os números das duas atletas formaram inadvertidamente uma referência ao massacre da Praça Tiananmen em 1989.
As chinesas Lin Yuwei e Wu Yanni, participantes da final dos 100 m barreiras, abraçaram-se após a prova nos Jogos Asiáticos em Hangzhou. Lin conquistou a medalha de ouro em 12,74 se. Uma fotografia de perfil das duas atletas mostrava o número 6 da pista de Lin, ao lado do número 4 da pista de Wu.
“6/4” é uma referência comum ao massacre da Praça Tiananmen nas primeiras horas do dia 4 de junho de 1989. A discussão sobre os assassinatos e os protestos que os precederam são estritamente controlados na China, com muitas referências apagadas da Internet chinesa.
Postagens no Weibo que mencionam as duas atletas abraçadas, mostraram quadrados cinza onde deveria estar a fotografia.
Ainda assim, a censura não foi total. Alguns artigos da imprensa chinesa mostraram fotos das duas mulheres abraçando-se, incluindo os números das pistas. A censura da Internet na China, especialmente de imagens, é muitas vezes feita de forma ad-hoc, com monitores humanos decidindo quais as postagens a eliminar. Em 2017, o Weibo, uma das maiores plataformas de redes sociais da China, com quase 600 milhões de utilizadores mensais, disse que empregava mil “supervisores” para reportar conteúdos “pornográficos, ilegais e prejudiciais”.
A prova, que decorreu no dia 1 deste mês, Dia Nacional da China, foi ofuscada por outra polémica envolvendo uma das atletas chinesas.
Wu recebeu um cartão vermelho no início da prova por falsa largada. Depois de protestar contra a decisão, ela foi autorizada a correr, terminando em segundo lugar, a três centésimos da sua companheira Lin. Porém, pouco depois da prova, Wu foi desclassificada, permitindo à indiana Jyothi Yarraji conquistar a prata.
Horas após a desqualificação, Wu pediu desculpas aos fãs no Weibo. “Lamento muito ter sido desclassificada devido a uma falsa partida. Não consegui corresponder às expectativas de todos e dececionei a todos!”
A postagem de Wu recebeu dezenas de milhares de comentários de apoio. No Weibo, postagens de internautas comuns mostraram os quadrados acinzentados do abraço “6/4” de Wu e Lin. Um usuário do Weibo escreveu: “Os Jogos Asiáticos de 1989”.