O checo Josef Salek correu uma meia maratona em 1h50m42s, apenas de calções e correndo descalço no gelo. Entrou assim como recordista mundial para o Guiness Book. O anterior recorde pertencia desde 2007 ao neerlandês Wim “The Iceman” Hof com 2h16m34s.
O novo recorde para a meia maratona descalça mais rápida no gelo foi estabelecido num circuito aberto, num vale perto da montanha mais alta da República Checa, medido por um topógrafo profissional.
Tecnicamente, a preparação de Salek para o recorde começou em 2013, antes mesmo de ter começado a correr em 2017. Ele começou então a organizar workshops onde andava descalço sobre brasas e cacos de vidro. “Eu precisava de mostrar na prática às pessoas como administrar os seus medos e falta de autoconfiança”, escreveu ele no seu site.
Nas duas semanas que antecederam a sua tentativa oficial de recorde mundial, Salek deixou os pés numa banheira cheia de gelo, todos os dias. Na noite anterior, o percurso congelou e parecia que Salek não ia poder correr naquele dia, mas depois de os voluntários terem varrido o chão, o atleta pôde correr.
Durante a prova, Salek ziguezagueou e adaptou o seu padrão de corrida para não escorregar no gelo. Não foi nada fácil correr sobre o gelo afiado e escorregadio, descalço e apenas de calções. Mas graças ao seu treino e coragem mental, Salek conseguiu o recorde. Um juiz oficial do Guinness World Records esteve no local para confirmar o recorde e entregar-lhe logo o seu certificado.