O presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio renunciou hoje, depois dos seus comentários “inapropriados” sobre as mulheres.
Yoshiro Mori deixou o cargo após sugerir que as reuniões envolvendo mulheres, costumavam arrastar-se. A notícia foi confirmada antes da reunião de hoje do Conselho Executivo da Tóquio 2020.
“A minha declaração inadequada causou muito caos”, disse Mori. “Vou renunciar ao cargo de presidente.”
Saburo Kawabuchi, ex-presidente da Associação Japonesa de Futebol e uma das principais figuras na fundação da sua competição de futebol profissional, a J. League, foi apontado como substituto de Mori, de acordo com a agência de notícias Kyodo.
No início desta semana, o Comité Olímpico Internacional divulgou um comunicado, onde afirmava que os comentários de Mori eram ‘inapropriados’ – mas não chegou a pedir que ele se demitisse.
Mori acrescentou: “Gostaria de expressar as minhas mais profundas desculpas aos membros do Conselho e da Direção Executiva, bem como a toda a comunidade. O importante é que os Jogos Olímpicos se realizem em Julho. Se eu vou ser (um obstáculo) para os Jogos, acho que devemos evitar isso ”.
Os comentários de Mori foram criticados entre outros, pelo patrocinador dos Jogos, a Toyota. Na terça-feira, um grupo de mulheres da vida política japonesa vestiu-se de branco como sinal de protesto contra as declarações de Mori, de 83 anos.
Mori disse que conversou durante uma hora por teleconferência com Thomas Bach, o presidente do COI, desde que fez os polémicos comentários. “Ele deu-me muitas palavras de incentivo e também me elogiou por ser capaz de trazer Tóquio 2020 até este momento”, disse Mori. “Ele expressou o seu respeito pelos esforços que tenho feito. Precisamos de garantir que os Jogos sejam cumpridos integralmente e se a minha presença for um obstáculo … alguém falou que os velhos deveriam demitir-se, houve quem usasse essas palavras”.
“Os idosos trabalharam arduamente para apoiar a sociedade e é bastante frustrante quando os idosos são negligenciados desta forma usando a frase do ‘velho’.”