Ian Reid, chefe dos Jogos da Commonwealth em Birmingham, criticou as ‘estrelas’ que optaram por faltar aos Jogos, dizendo que se irão arrepender por não terem competido no evento.
Vários nomes importantes optaram por faltar aos Jogos, incluindo as campeãs mundiais jamaicanas Shelly-Ann Fraser-Pryce e Shericka Jackson. Como desculpa, foi apresentado o facto de o evento em Birmingham se disputar muito próximo do Mundial de Eugene.
Outras campeãs mundiais do recente Mundial que optaram por não participar nos Jogos da Commonwealth, incluem a vencedora dos 400 m, a bahamiana Shanae Miller-Uibo e a queniana Faith Kipyegon, vencedora dos 1.500 m.
Ian Reid disse: “Não podemos fazer as pessoas virem aqui, mas, se Shelly-Ann esteve aqui mais cedo e viu a atmosfera e o estádio cheio, ela provavelmente, arrependeu-se. Ter 30.000 pessoas no Alexander Stadium para cada sessão de atletismo, a atmosfera que é criada, não consigo pensar em nenhum lugar melhor para esses atletas. Há alguns outros que não estão aqui, mas a minha opinião pessoal é que eles, provavelmente vão-se arrepender.”
O sentimento de Reid foi compartilhado pelo tricampeão dos Jogos da Commonwealth, Daley Thompson. O inglês conquistou o ouro do decatlo nos Jogos Olímpicos de 1980 e 1984 e sagrou-se campeão dos Jogos da Commonwealth entre 1978 e 1986.
“Se há pessoas que querem ganhar a vida e correr em Zurique ou onde quer que seja, isso é justo”, disse Thompson. “Mas, do meu ponto de vista, tratava-se apenas de ganhar campeonatos e ser o melhor. Acho que as pessoas que procuram o dinheiro, estão a perder porque é um lugar brilhante para se estar. Elaine Herah-Thompson estava a concorrer hoje, ela está aqui. Se é bom o suficiente para ela, é bom o suficiente para a maioria das pessoas.”