Mais uma flexão, mais uma flexão e mais uma volta. O triatleta Chris Nikic, de 21 anos, vive dessa filosofia de ficar 1% melhor a cada dia. Essa motivação e ética de trabalho permitiram que ele fizesse história.
A saúde não o tem acompanhado desde que nasceu. Aos cinco meses de idade, foi operado ao coração, só começou a andar depois dos quatro anos e só começou a comer alimentos sólidos depois dos cinco anos. Aos 17, submeteu-se a quatro operações ao ouvido.
Há apenas dois anos, Nikic não conseguia correr uma milha completa. No sábado, 7 de Novembro, ele foi a primeira pessoa com síndrome de Down a competir num triatlo Ironman.
Foi na Flórida que ele conseguiu tal feito em 16h46m09s (para um tempo limite de 17 horas), depois de ter nadado 3,86 km, pedalado 180 km corrido uma maratona. Como companhia, teve o seu guia, Dan Grieb, que já completou 17 Ironman.
A dedicação de Nikic para melhorar 1% a cada dia ajudou-o na sua missão histórica. Essa conquista é apenas o primeiro passo de muitos mais pelos quais ele luta.