A medalhada de prata olímpica dos 200 m, a namibiana Christine Mboma ganhou o prémio de “Atleta Africana do Ano” pela Confederação de Atletismo Africano (CAA). O seu treinador, Henk Botha, foi eleito “Treinador Africano do Ano”.
Mboma disse ontem à imprensa que está orgulhosa pelo seu prémio e que quer fazer mais este ano. “Estou muito feliz pela conquista. Ser reconhecida como a melhor atleta feminina do continente é um grande marco. Há tantas outras atletas do sexo feminino que estavam a ir bem, mas por acaso, eu ganhei o prémio, que foi tão impressionante para mim. Juro continuar em excelente forma e conseguir mais este ano ”, disse ela.
Para além da medalha de prata em Tóquio, Mboma conquistou uma medalha de ouro no Mundial Sub-20 e um troféu da Liga Diamante no ano passado. Ela acrescentou que o prémio não é apenas para si, mas para o país e para o atletismo da Namíbia.
“O prémio significa muito, mas é mais importante para a nação e para a federação, que me deu a oportunidade de mostrar o meu talento e ser reconhecida neste nível. Vou continuar a construir a partir de todo este sucesso e ultrapassar os meus limites para garantir que alcance coisas maiores”, acrescentou ela.