Disputaram-se neste fim de semana, vários campeonatos nacionais de pista coberta, com o registo de uma série de recorde nacionais.
A medalhada de bronze do heptatlo Sub-20 da Europa, Annik Kalin, conquistou o título do pentatlo no Campeonato Suíço de Eventos Combinados disputado domingo em Magglingen, com um recorde nacional de 4.507 pontos, somando dezoito pontos à marca anterior.
A jovem de 20 anos, destacou-se nos 60 m barreiras (8,14 s) e no salto em comprimento (6,47 m). Os 4.507 pontos de agora colocam-na no segundo lugar na lista europeia de 2021, o que significa que Kalin tem grandes possibilidades de garantir uma das vagas restantes no pentatlo no Europeu de Atletismo de pista coberta em Torun.
Em masculinos, Simon Ehammer estava a caminho de bater o seu recorde suíço no heptatlo, depois de ter conseguido terminar os 60 metros em 6,81 s, o comprimento com 7,80 m, o peso com 15,31 m e os 60 m barreiras em 7,88 s. Mas esteve desastrado no salto com vara, ao falhar as três tentativas iniciais a 4,70 m.
Andri Oberholzer conquistou não só o título nacional, como também bateu o recorde nacional de Ehammer com 5.940 pontos.
Em outros lugares da Europa…
Darko Pesic também estabeleceu um recorde montenegrino no heptatlo no Campeonato da Sérvia disputado no domingo, em Belgrado. Pesic somou 6.036 pontos superando a barreira dos 6.000 pontos pela primeira vez na sua carreira.
A ex-campeã mundial do salto em altura Sub-20, a montenegrina Marija Vukovic, também conquistou um recorde nacional de pista coberta com 1,93 m na altura.
No Campeonato da Turquia em pista coberta, disputado em Istambul, Ersu Sasma melhorou o seu recorde nacional para 5,72 m no salto com vara, falhando depois 5,80 m.
Dois recordes nacionais foram batidos em Satra, nos arredores de Estocolmo, na tarde deste sábado, dia 6. A sueca Fanny Roos estabeleceu esta época, o seu segundo recorde nacional de pista coberta com 18,66 m no lançamento do peso e Ella Junnila bateu o recorde finlandês no salto em altura em pista coberta com 1,92 m.
Outro recorde finlandês foi batido no sábado, em Helsínquia. Lotta Kemppinen correu os 60 metros em 7,19 s.
Ainda no sábado mas em Kalmar, na Suécia, o norueguês Sondre Guttormsen, bateu o recorde nacional da vara com 5,74 m e Mette Graversgaard igualou o seu recorde dinamarquês dos 60 m barreiras com 8,23 s em Randers, Dinamarca.