A World Athletics anunciou ontem que o salto triplo, o disco, os 200 m, os 3.000 m obstáculos e os 5.000 m vão voltar à Liga Diamante em 2021 após terem sido descartados em 2020.
Haverá assim, novamente 32 eventos no total (16 para mulheres, 16 para homens) durante a época do principal circuito mundial de atletismo. Em 2021, a Liga Diamante vai incluir 13 meetings antes de uma final organizada durante dois dias em Zurique, nos dias 8 e 9 de Setembro.
A suspensão daquelas disciplinas gerou uma onda de protestos no mundo do atletismo e levou à criação de uma Associação de Atletas liderada pelo campeão olímpico e mundial do salto triplo, o norte-americano Christian Taylor. Ele também saudou o seu regresso ao programa da Liga Diamante. “Os esforços para restabelecer disciplinas anteriormente descontinuadas foram bem-sucedidos. Não é apenas apreciável, mas também reconfortante. Isso deve ajudar todos os atletas a sentir que a sua voz é importante.”
Além disso, o formato das competições do salto em comprimento, salto triplo, peso, dardo e disco foi modificado com o estabelecimento, a cada encontro, de qualificações no final das quais, os três primeiros competirão numa “final” com os seus resultados redefinidos.
Depois de um circuito de 2020 reduzido por causa da pandemia do coronavírus (apenas quatro meetings disputados em formato completo), a Liga Diamante de 2021 está previsto ter o seu início em 23 de Maio, em Rabat.