O Clube Desportivo e Cultural de Priscos está situado no concelho de Braga. Fundado em 1981, tem em Agostinho Pinto o seu atual presidente. Tem quatro Secções em funcionamento com o atletismo a ter 24 praticantes.
O Clube Desportivo e Cultural de Priscos está localizado em Priscos, freguesia do concelho de Braga com 1.256 habitantes.
José Maria Costa foi o grande responsável pela fundação do clube em 9 de junho de 1981.
Agostinho Pinto é o atual presidente do clube que tem 250 sócios que pagam um euro de quota mensal.
O Clube Desportivo e Cultural de Priscos tem atualmente quatro Secções em funcionamento, o atletismo, futsal, teatro e ação social.
José Maria Costa e Sandra Sá são os responsáveis e treinadores da Secção de Atletismo que conta com 24 atletas que participam principalmente, em provas de pista e um pouco na estrada.
Participações em Campeonatos Regionais e Nacionais
O clube já tem participado nos Campeonatos Regionais e Nacionais. Merece maior destaque, a participação com seis atletas no Olímpico Jovem na Lagoa, Algarve e no Eixo Atlântico, em representação da Associação de Atletismo de Braga.
Ainda, a participação com dois atletas juvenis de 1º ano nos Campeonatos Nacionais Sub-20 disputados em Viana do Castelo e dois iniciados nos Campeonatos Nacionais em Viseu.
A nível individual, três atletas destacaram-se. Os juvenis de 1º ano, Tiago Matos com 1,90 m no salto em altura e 6,47 m no salto em comprimento, e Dinis Vilaça com 15,54 nos 110 m barreiras; e o iniciado de 1º ano Diogo Henoch com 13,25 m no lançamento do peso.
Objetivos para esta época
Os objetivos para esta época passam pelos atletas obterem os mínimos de participação nos Campeonatos Nacionais. Tiago Matos vai tentar saltar dois metros na altura e sete metros no comprimento.
Orçamento anual de dois mil euros
O orçamento anual da secção ronda os dois mil euros. A nível de apoios, conta com o da Junta de Freguesia e de várias empresas locais. Conta ainda com a Associação de Atletismo de Braga, através das inscrições que são creditadas no ano seguinte. Outras receitas são conseguidas na organização de alguns eventos.
Apoios aos atletas
Os apoios aos atletas passam pelas despesas com instalações para os treinos, equipamentos e por vezes, apoio logístico e lanches.
Os atletas treinam no Estádio 1º de Maio em Braga e no pavilhão gimnodesportivo.
Nos transportes dos atletas, conta também com o apoio dos pais. A própria equipa técnica, dirigida por José Maria Costa é o apoio principal ao clube nesta área. Como diz Agostinho Pinto, “nunca se cobra pelas deslocações que se faz com os atletas, é uma paixão e dedicação altruísta”.
Nas principais dificuldades na prática da modalidade, José Maria Costa assinala a falta de material como colchão no salto em altura e caixa de salto no comprimento, barreiras e ainda, de um ginásio. Realça ainda a passagem de alguns atletas para o SC Braga.
Precisa-se de mais atenção das entidades públicas locais
A terminar, Agostinho Pinto chamou a atenção para as entidades públicas locais que deviam olhar mais para as coletividades e associativismo de forma responsável. “No meu entender, poderemos vir a ter jovens com défice de autoestima. O desporto e a procura da conquista, seria uma atividade saudável. Na atualidade, é difícil cativar miúdos para a prática do desporto, vivemos cada vez mais um mundo egoísta e cómodo que se poderá traduzir em problemas a nível mental no futuro em idades precoces.”