O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, espera ver o Estádio Olímpico de Tóquio cheio de espetadores durante o Campeonato Mundial de 2025, mas diz que a modalidade ainda vai sentir os efeitos da pandemia do Covid até 2028.
Falando em Eugene, nas finais da Liga Diamante, Coe disse que o adiamento dos JO de Tóquio de 2020 para 2021 criou um impasse no calendário global que desafiou atletas e treinadores. “Acho que as pessoas foram muito ingénuas sobre o impacto que teria em adiar os Jogos Olímpicos apenas num ano… Sentiremos o impacto disso até 2028″.
Tóquio venceu a concorrência do Quénia, Polónia e Singapura para receber o Campeonato Mundial em 2025, quatro anos depois de os Jogos Olímpicos, adiados pela pandemia, se terem desenrolado com as bancadas praticamente vazias.
“É um momento adorável, porque será realmente o primeiro grande momento em que acho que as pessoas em Tóquio, particularmente, e no Japão em geral, verão o quão bonito é o estádio. Mas o mais importante, o quão bonito é o estádio com torcedores apaixonados”. disse Coe.
Coe disse ainda que pode haver alguns benefícios na agenda congestionada de Campeonatos e Jogos Olímpicos. A World Athletics estará analisando possíveis mudanças na programação e outros aspetos que possam tornar o evento mais atraente para o público.