Sebastian Coe continua a considerar que os JO de Tóquio podem disputar-se com todas as regras de segurança. Ele visitou no início deste mês as cidades de Sapporo e Tóquio, onde se realizaram eventos-teste.
Sapporo realizou o evento-teste para a maratona olímpica e Tóquio, o evento teste de atletismo Ready Steady Go no Estádio Nacional, que envolveu 420 atletas, incluindo nove estrangeiros.
Escrevendo no Daily Mail , Coe disse que os eventos-teste demonstraram como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos podem disputar-se.
Coe disse que a delegação da World Athletics foi testada à chegada ao Japão e no dia seguinte, após ter ficado confinada numa bolha do hotel.
Só quando soube que os resultados tinham sido negativos, é que a delegação foi autorizada a sair dos hotéis para viajar para os eventos-teste. “É assim que será quando os Jogos acontecerem”, escreveu Coe no Daily Mail .
“Já sabemos que não haverá visitantes estrangeiros, os patrocinadores serão poucos e distantes entre si e a hospitalidade será reduzida ou descartada completamente.
“Aqueles que trabalham no evento do exterior, incluindo os atletas e treinadores, permanecerão hermeticamente fechados para as pessoas locais.”
O Comité Olímpico Internacional citou os 12 eventos-teste recentes dos Jogos, onde foi registado apenas um caso positivo de COVID-19, e o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as contra-medidas que serão implementadas nos Jogos.
O COI e a Organização dos Jogos Olímpicos publicaram recentemente a segunda edição dos “playbooks”, que regem as formas como se devem comportar os participantes durante os Jogos.