A Organização Desportiva Pan-Americana (PASO) anunciou em comunicado que o Comité decidiu retirar o estatuto de cidade-sede de Barranquilla, na Colômbia, para os Jogos Pan-Americanos de 2027, devido a uma quebra do contrato.
Segundo a Organização, houve uma reunião entre o Comité e as autoridades colombianas sobre Barranquilla 2027. A cidade-sede solicitou uma prorrogação dos prazos financeiros estabelecidos pela PASO para cumprir as expectativas do contrato. A PASO concedeu uma prorrogação aos anfitriões, com o novo prazo marcado para 30 de dezembro.
“Dada a falta de resposta de acordo com o novo prazo financeiro, o Comité Executivo da PASO tomou a decisão, em 3 de janeiro de 2024, de retirar o direito de ser cidade anfitriã do evento continental em 2027.”
A Federação Colombiana de Atletismo tinha apresentado em agosto de 2021, a candidatura para os Jogos de 2027. Foi uma das três cidades que manifestaram interesse em receber o grande evento desportivo, sendo as outras, Buenos Aires Aires e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Buenos Aires apresentou uma proposta para o evento de 2023, mas desistiu por questões financeiras. Como Barranquilla acabou por ser a única candidata, foi apontada como cidade-sede.
Grandes eventos multidesportivos fora do Jogos Olímpicos enfrentaram recentemente os custos de realização de um evento desta magnitude. Foi o caso do estado de Victoria, na Austrália, que decidiu retirar-se dos Jogos da Commonwealth de 2026, devido aos custos exponenciais associados aos Jogos.
Os Jogos Pan-Americanos são um evento multidesportivo realizado a cada quatro anos, no ano anterior aos Jogos Olímpicos de Verão. É o segundo evento continental mais antigo do mundo, tendo tido início em 1951, em Buenos Aires. Desde então, os Jogos foram realizados em diversas cidades da América do Norte e do Sul, incluindo a Cidade do México, Rio de Janeiro e Toronto. O evento mais recente foi realizado em Santiago do Chile, no final de outubro.