Começou em Paris o julgamento de recurso de Papa Massata Diack, filho do ex-presidente da IAAF (atual World Atthletics) e condenado em 2020 por organizar um esquema de corrupção para encobrir casos de doping de atletas russos, mas sem a presença do principal réu.
Papa Massata Diack, de 57 anos, foi condenado em setembro de 2020 a cinco anos de prisão e multa de um milhão de euros. Ele foi condenado por combinar com o seu pai, um sistema de corrupção que permitiu a atletas russos suspeitos de doping, participarem nos JO de Londres em 2012, e no Campeonato Mundial de Moscovo em 2013. Ele também foi condenado por desviar cerca de quinze milhões de euros através de comissões em contratos de patrocínio e direitos televisivos.
Papa Massata Diack, consultor, que vive em Dacar, nega os factos. Segundo o seu advogado, Papa Massata Diack está sob controle judicial no Senegal e não pode deixar o país.
Habib Cissé, que assessorou Lamine Diack no campo do direito empresarial, foi o único réu presente neste julgamento de recurso. O advogado de 52 anos, pede que a sua sentença de três anos de prisão seja anulada, dois dos quais são de pena suspensa. Ele foi considerado culpado de receber 3,45 milhões de euros, extorquidos a atletas russos para retirá-los da lista de atletas suspeitos por doping sanguíneo.
Dois outros protagonistas que tinham recorrido da sentença inicial, já faleceram, Lamine Diack, influente presidente da IAAF entre 1999 a 2015, condenado a quatro anos de prisão por corrupção (2 anos de pensa suspensa) e quebra de confiança, e o ex-chefe antidoping da IAAF, o francês Gabriel Dollé, condenado a dois anos de prisão com pena suspensa. Outros dois, o ex-presidente da Federação Russa de Atletismo Valentin Balakhnichev e o ex-técnico russo Alexei Melnikov, também estão ausentes, como na primeira instância. Foram condenados, respetivamente, a três e dois anos de prisão por terem extorquido esses 3,45 milhões de euros aos atletas russos.
O julgamento vai continuar na próxima semana, estando previsto que o processo esteja concluído na quinta-feira.