“É absolutamente maravilhoso poder ver bem. É como se um mundo totalmente novo se abrisse para mim”, explicou Armand ‘Mondo’ Duplantis ao sueco Aftonbladet.se.
No final do outono, ele resolveu o seu “maior medo” depois de passar por uma cirurgia aos olhos para acabar com os seus problemas de miopia. “Dois minutos em cada olho… e de manhã estava tudo claro. Foi extremamente rápido e fluido”, revela.
Muitos não se terão apercebido de que Duplantis, de 22 anos, escondia uma preocupação pessoal cada vez que entrava em competição, principalmente nos grandes eventos internacionais. “O meu maior medo foi sempre que houvesse algum problema com as lentes, durante uma competição. Especialmente nos grandes campeonatos. Que eu perderia uma lente ou algo assim. Sempre tive isso em mente e esse pensamento stressava-me. Tornou-se uma ideia fixa e recorrente na minha cabeça. Além disso, nunca me senti cómodo com as lentes, elas sempre me irritaram um pouco os olhos.”
“Era impossível saltar sem as lentes de contato. Eu não conseguia ver a caixa nem a barra. Estava tudo embaçado, eu tinha um defeito de visão muito grave. Era como uma deficiência com a qual eu tinha que conviver. Só o levantar-me e tentar tomar um copo de água de madrugada, era uma aventura.”
Duplantis, que se vai estrear em 2022 no meeting de Karlsruhe em 28 de Janeiro, adverte os seus adversários. “Sim, eu acho que a operação vai fazer-me um melhor saltador. Acima de tudo, ela acabou com a minha preocupação, esse medo de acontecer algo que sempre me consumiu.”