Quem corre, com certeza já sofreu alguma vez com as dores nos pés
Dores nos pés podem diminuir o seu ritmo de treino. Dependendo da lesão, a temporada de treino pode ficar comprometida. E ignorar o que seus pés dizem é uma péssima ideia, isso pode levar a uma lesão mais grave. Sabia que os pés batem no chão quase mil vezes por quilómetro?
Dores óbvias ou imperfeições visíveis como unhas pretas ou calos, muitas vezes indicam desequilíbrios que podem levar a dor e posteriores lesões. Os pés são à base do corpo, cuide bem deles.
Pés são resistentes e capazes de sustentar duas ou três vezes o peso corporal. Eles aterram, rolam para a frente e descolam do chão muitas vezes. Mas quando abusados ou negligenciados, eles vão gritar. Para ajudar a cuidar dos pés, aqui vão algumas dicas sobre os principais problemas que acontecem com eles.
A fascite plantar é a queixa mais comum dos pés de corredores. É uma lesão que provoca dor no calcanhar ou no arco do pé e ocorre quando as fibras de tecido conjuntivo que percorrem a parte inferior do pé ficam inflamadas no local onde se unem ao osso do calcanhar. Os corredores que sofrem de fascite plantar, têm muitas vezes músculos fracos nas pernas. Então, experimente exercícios de musculação para fortalecer os dedos dos pés e os gémeos.
A tendinite no tendão de Aquiles ocorre quando este tendão é muito sobrecarregado. O tendão de Aquiles é muito forte e grosso, o suficiente para suportar uma grande carga e esforço. Porém, com o aumento súbito da distância nos treinos, das subidas ou do tempo de treino, o tendão pode inflamar e causar tendinite.
A torção no tornozelo também é um problema para os corredores e precisa de ser tratada corretamente para não persistir durante meses. Cuidados com mudanças de piso, com buracos e chuva, devem ser tomados para evitar torções. Caso torça o tornozelo, pare imediatamente de correr e aplique gelo. Se for preciso, procure um médico.
A metatarsalgia é uma dor na parte superior do pé, nos cinco ossos que se chamam metatarsos. É preciso usar sapatos menos apertados no peito do pé para tentar evitar e prevenir essa lesão.
As unhas pretas são uma praga para os corredores de longa distância. Não manter as unhas cortadas pode ser uma das causas. Sapatos apertados, também podem causar o problema.
O pé de atleta é uma infecção por fungos que aparece onde há muita humidade e pode provocar coceiras. Para prevenir, é preciso usar meias secas e limpas, cremes e sprays para manter os pés secos.
Os calos e as bolhas surgem quando os pés recebem uma grande quantidade de força num único ponto repetidas vezes.
Depois de uma longa corrida, ou mesmo de um treino, tome um bom banho, coloque hidratante nos pés, faça uma massagem e coloque-os pra cima para melhorar a circulação. Fazer compressas de gelo também é bom para os pés e ajuda a prevenir as dores nos pés.