A Fiquemforma publicou no seu blogue um artigo versando o tema de como perder peso. Dado o interesse do mesmo e com a devida autorização dos responsáveis do blogue, publicamos seguidamente o texto na íntegra.
Quando pensamos em perder peso temos de pensar em método. O método deve ser adaptado às características individuais e à condição física do momento. Para além do método, deve olhar para um programa de perda de peso com rigor, no sentido de manter a regularidade no número de minutos que deve treinar por semana e na intensidade com que o deve fazer. Se tiver um plano de treino adequado e se cumprir rigorosamente, quer na regularidade, quer na intensidade, vai atingir resultados.
Paralelamente à questão do treino, deve dar uma importância central à sua alimentação. Ter um plano alimentar adequado ao seu quotidiano e às suas necessidades energéticas, vai ser um ponto-chave para conseguir dar a volta aos quilos a mais.
Estas duas vertentes, atividade física e alimentação, devem ser consideradas os pilares de um programa de redução de peso consequente e duradouro.
Emagrecer com Saúde
As dietas restritivas e desequilibradas, com poucas proteínas e sem exercício físico, têm péssimos resultados em termos de composição corporal. É pior a emenda que o soneto. Por essa razão, as pessoas que fazem apenas dieta, dizem que já conseguem vestir um número abaixo, ou mais, de calças, mas que se sentem flácidas. Isto acontece porque foi perdida uma grande quantidade de massa muscular. Nesse sentido, é fundamental privilegiar o exercício físico, aliando-o a uma dieta que deve contemplar as proteínas. A Fiquemforma desaconselha uma dieta sem proteínas.
É possível ter uma alimentação saudável, praticar exercício físico e ainda assim ter altos níveis de vitalidade e energia.
Dicas para uma boa composição corporal
Existem vários mitos e teorias acerca deste assunto. Mitos à parte, para conseguirmos uma boa relação massa muscular/massa gorda, devemos cumprir as seguintes recomendações gerais:
1.Os Hidratos de Carbono devem ser, de preferência, complexos e não refinados;
2.O consumo proteico deve estar presente na maioria das refeições, ao longo do dia;
- Evitar o consumo de alimentos muito gordos: fritos, manteiga, produtos de pastelaria, produtos de charcutaria, leite e/ou queijos gordos, natas, molhos, etc;
4.Fazer refeições pouco volumosas, em intervalos de 3 em 3 horas;
5.Consumir peixe, pelo menos, 3 vezes por semana;
- Beber 1 Litro de água por cada 30 kg de peso, eliminando, ou moderando, o consumo de bebidas alcoólicas;
7.Praticar 250 minutos de exercício físico vigoroso por semana.
A alteração da composição corporal é possível!
*Estas recomendações são para adultos saudáveis.
Quanta água devo beber?
Sem uma ingestão de líquidos plena, 1 litro de água por cada 30 Kg de peso, não é possível que o organismo esteja em equilíbrio e portanto não é possível que conseguir uma redução da gordura corporal de uma forma sustentada. O organismo através do treino físico desenvolve uma série de adaptações fisiológicas ao esforço que permitem, por exemplo, um maior recrutamento da gordura como substrato energético, o que leva a uma redução do peso corporal. Contudo, se não estivermos hidratados, os efeitos do treino não serão os pretendidos. Devemos ter como referência a cor da urina, esta deve ser clara.
Na Fiquemforma para além dos treinos que damos, insistimos muito com os nossos clientes para que levem a sério estas e outras informações, tais como os planos alimentares e informação nutricional que fornecemos. Acreditamos que se o cliente tomar conhecimento dos aspetos que são determinantes para ter uma boa composição corporal, vai certamente envolver-se mais no processo e fazer uma verdadeira parceria com o seu treinador pessoal. Esta é a nossa forma de estar para com o aluno, os programas de treino personalizado da Fiquemforma vão para além do treino físico propriamente dito. Existem soluções para a monitorização do treino que vão desde o treino online até ao treino presencial com personal trainer.
Visite o nosso site em www.fiquemforma.com