Neste ano, o salto em altura feminino foi dominado na sua quase totalidade por duas atletas, a ucraniana Yaroslava Mahuchikh e a australiana Nicola Olyslagers.
Das 16 maiores vitórias obtidas em 2024, a dupla venceu 13 delas. Olyslagers começou muito bem a sua época, igualando o seu próprio recorde da Oceânia de 2,03 m. Sagrou-se depois pela primeira vez, campeã mundial em pista coberta em Glasgow com um salto a 1,99 m, derrotando então a saltadora ucraniana.
Mas Yaroslava Mahuchikh brilhou depois a um nível superior quando em julho, no Meeting de Paris, bateu o seu recorde pessoal com 2,07 m para depois bater o recorde mundial com 2,10 m à primeira tentativa. Ela bateu o anterior recorde de 2,09 m da búlgara Stefka Kostadinova que durava desde 1987
Depois nos JO de Paris, Yaroslava Mahuchikh conquistou a medalha de ouro com um salto a 2,00 m, a mesma marca de Nicola Olyslagers, mas com menos erros. As estrelas ucranianas e australianas terminaram nos dois primeiros lugares na final da Liga Diamante, também novamente separadas pela contagem regressiva.