A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) voltou a confirmar a obrigatoriedade de todos os atletas e treinadores terem de fazer três cursos e apresentarem os respetivos certificados, poderem integrar as seleções nacionais. A decisão foi tomada inicialmente em reunião do Conselho de Administração da entidade, no dia 13 de abril de 2021.
Os cursos obrigatórios são: Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Desporto, Curso Desporto Antirracista: Todo o mundo sai ganhando e Curso Educação e Prevenção ao Doping.
O “Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Desporto” tem como objetivo, consciencializar toda a comunidade desportiva e difundir amplamente o tema do assédio e abuso no desporto, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, de acordo com a legislação em vigor.
O “Curso Desporto Antirracista: Todo mundo sai ganhando” tem como tema, o racismo, que ainda faz parte da sociedade brasileira e pode ser entendido como um sistema de opressão que se manifesta de forma explícita, através de agressões físicas e verbais ou por práticas veladas, camufladas de piadas, concretizadas em atos discriminatórios.
O “Curso Educação e Prevenção ao Doping”, tem como objetivo, difundir o conhecimento antidopagem e fortalecer a cultura do jogo limpo, um dos focos de atuação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Tornar as informações acessíveis, é uma forma de contribuir para que as regras do Jogo Limpo sejam cumpridas.