O evento do dardo por convite de Neeraj Chopra, NC Classic 2025, previsto para Bengaluru no final deste mês, foi adiado devido à crescente tensão entre a Índia e o Paquistão, de acordo com um comunicado emitido pela Organização.
“Perante a situação atual e apesar da suspensão das hostilidades, a edição inaugural do NC Classic está adiada até novo aviso. Esta decisão foi tomada após cuidadosa reflexão e consulta, tendo como prioridade máxima, o bem-estar dos atletas, das partes interessadas e da comunidade em geral”, afirma o comunicado.
Neeraj Chopra, numa conferência de imprensa coletiva no mês passado, disse que receber este evento, que tem o nível A da World Athletics, era um sonho que se tornou realidade para ele. “As pessoas perguntam-me sempre sobre o que vem depois dos Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Liga Diamante, etc. Todas as minhas medalhas são especiais e estão guardadas em casa. É ótimo que eu as tenha ganho. Mas, isso… receber um evento como este, eu sinto realmente que retribuí algo ao atletismo indiano”, disse ele. Originalmente, Neeraj tinha dito que o paquistanês Arshad Nadeem tinha sido convidado, assim como a maioria dos principais lançadores mundiais do dardo. Mas ele emitiu posteriormente uma declaração dizendo que a participação de Nadeem estava fora de questão após os eventos de Pahalgam, onde 26 civis foram mortos no ataque terrorista de 22 de abril.
“Tem havido muita conversa sobre a minha decisão de convidar Arshad Nadeem para competir no Neeraj Chopra Classic, e a maior parte tem sido ódio e ofensa”, disse Neeraj numa declaração publicada nas suas redes sociais. “Eles nem deixaram a minha família de fora. O convite que fiz a Arshad foi de um atleta para outro, nada mais, nada menos. O objetivo do NC Classic era trazer os melhores atletas para a Índia e fazer com que nosso país fosse a sede de eventos desportivos de classe mundial. Os convites foram enviados a todos os atletas na segunda-feira, dois dias antes dos ataques terroristas em Pahalgam. Depois de tudo o que aconteceu nas últimas 48 horas, a presença de Arshad no NC Classic está completamente fora de questão.”
Estava prevista a participação de alguns dos melhores atletas do mundo como os ex-campeões mundiais Anderson Peters e Julius Yego e o campeão dos JO do Rio 2016, Thomas Rohler.