O funcho é uma planta medicinal que produz sementes conhecidas como Erva-doce e pequenas flores amarelas que surgem no verão. Para fins medicinais, pode ser usado como remédio caseiro para melhorar a digestão, combater o resfriado, e ajudar a emagrecer, mas esta planta também pode ser usada na culinária sendo um ótimo tempero para pratos de carne ou de peixe.
Benefícios do Funcho
Os principais benefícios do funcho para a saúde são:
- Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
- Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;
- Combater a dor de estômago;
- Aliviar transtornos digestivos;
- Soltar gases;
- Combater a bronquite e a gripe por soltar o catarro;
- Aliviar os vómitos;
- Combater a dor de garganta e a laringite;
- Desintoxicar o fígado e o baço,
- Combater infeções urinárias;
- Combater a diarreia;
- Eliminar vermes intestinais.
O funcho tem estes benefícios porque tem como propriedades medicinais, o anetol, estragol e alcânfora, além de vitaminas e minerais que conferem a sua ação anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, carminativo, vermífuga, digestiva, diurética e expetorante suave.
Como utilizar
As sementes do funcho (erva-doce) podem ser usadas para preparar chás ou para adicionar em bolos e tortas, conferindo um sabor aromático característico. Mas as folhas do funcho e o seu caule podem ser utilizados na culinária para temperar a carne ou o peixe, e em saladas. Eis algumas formas de utilizá-lo:
- Chá de funcho: Colocar uma colher de sementes de funcho (erva-doce) numa chávena de água a ferver, tapar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos, coar e beber a seguir. Beber entre 2 a 3 vezes por dia.
- Óleo essencial de funcho: Tomar 2 a 5 gotas diluídas em água, várias vezes por dia;
- Xarope de funcho: tomar entre 10 a 20 gramas por dia.
A raiz, as folhas e o caule do funcho são bastante aromáticos sendo muito usados na preparação de pratos de peixe, os seus caules são comestíveis e usados em saladas.