Para muitos, habituados a correr quilómetros atrás de quilómetros em plena natureza, correr nos 400 m de numa pista de atletismo, não dá qualquer prazer. Mas existem pistas onde é possível fazer séries a 2.000 metros de altitude e rodeadas de montanhas. Ou pistas incrustadas em frondosos bosques. Onde dará certamente prazer poder correr lá.Eis uma seleção de dez das mais bonitas e curiosas pistas de atletismo do mundo, publicadas no jornal espanhol Sport.
1. Michael Johnson Track-Nike Campus (Oregon, Estados Unidos)
Trata-se de um lugar onde se formaram alguns dos melhores atletas do mundo, que respira respeito e êxito em partes iguais. É o quartel general da Nike e está situado em Beaverton, Oregon, e recebe o nome do mítico atleta porque foi ali que se formou antes de fazer história e obter os recordes do mundo dos 200 e 400 metros. As instalações têm uma estátua de bronze de Johnson.
2. Chamonix (França)
Aos pés dos Alpes e do majestoso Mont Blanc, existe uma das pistas mais bonitas do mundo. Montanhas verdes e preciosas rodeiam este tartan que parece saído de um sonho. Curiosamente e pela sua localização, é apenas utilizada por corredores de montanha que procuram melhorar os seus ritmos em estrada para melhor atacar as provas em altitude.
3. Iten (Quénia)
“Casa de campeões”. Este é o berço dos melhores fundistas mundiais, que treinam entre a disciplina e a simplicidade. Este lugar no Quénia é onde se forjaram os Rudisha, Kipchoge, Kamworor, Kipruto e muitos outros, entre terra batida, poeira e 2.400 metros de altitude.
4. Brigham Young University (Utah, Estados Unidos)
Também localizada num dos países com mais tradição mundial no atletismo como são os Estados Unidos, esta beleza de cor azul elétrica e rodeada da natureza, é outro dos lugares onde se forjam os melhores atletas norte-americanos.
5. Pista de atletismo do CAR de Sierra Nevada
Este é um dos lugares de “peregrinação” habitual dos desportistas espanhóis de alto rendimento. Um complexo com todos os pormenores e rodeado por uma paisagem muito bonita, no coração da Sierra Nevada, a 2.300 metros de altitude e a 31 km de Granada. Ideal para concentrações mais demoradas, aproveitando as condições tão apreciadas pelos atletas,
6. Panathenaic Stadium (Atenas, Grécia)
É uma viagem ao passado, à Grécia Clássica, poder correr num tartan rodeado de história. É o único estádio construído totalmente em mármore e data de 330 a.C. Foi o cenário da cerimónia inaugural dos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896.
7. National Stadium (Kallang, Singapura)
É uma joia arquitetónica única, uma construção ultra moderna e com todos os pormenores e luxos. O chão do estádio é tetrátil e pode adaptar-se ao rugby, futebol, atletismo ou críquete. Tem nas proximidades, uma pista coberta, apta para quem deseje lá treinar.
8. Pista de atletismo de Olot (Girona, Espanha)
Considerada por muitos como a pista mais bonita de Espanha, a verdade é que esta beleza rodeada pelo bosque em Olot, foi recentemente o cenário onde a espanhola Esther Guerrero obteve o recorde nacional dos 2.000 metros.
9. Pista próximo de Trento (Itália)
Esta preciosidade não é obviamente uma pista com as medidas convencionais. De facto, ela tem uma forma curiosa e anómala, mas com um grande encanto. Situada em Trento, no norte de Itália, no meio de um bosque e com uma mística especial.
10. Tantai Primary School (Zhejiang, China)
Esta não está rodeada de bosques frondosos nem de uma densa natureza, antes pelo contrário. A Tantai Primary School da cidade de Zhejiang, tem a particularidade de que tem uma pista de atletismo no seu telhado. Deve ser muito curioso para os alunos da escola treinarem sob o telhado e rodeados de edifícios. Claro que não queremos saber dos índices de poluição…