Há alguns dias atrás, a NN Running, equipa do recordista mundial da maratona, Eliud Kipchoge, revelou na sua conta no Instagram que o pequeno-almoço preferido dos corredores membros da equipa é o porridge, mais conhecido entre nós como papa de aveia.
O porridge é um prato muito tradicional em países de cultura anglo-saxónica, e consiste em aveia cozida em água ou leite, acompanhada por outros condimentos – como canela, nozes, frutas, mel e até chocolate.
Apesar de ser de origem celta, não é raro encontrar pessoas de outras regiões e culturas que o consomem, visto que é uma refeição fácil de ser preparada e muito nutritiva.
O consumo da papa de aveia é interessante para os corredores, atletas de outros desportos de longa duração e para quem está a fazer dieta, pois promove uma sensação de saciedade. O cereal possui baixos níveis calóricos, é fonte de vitaminas e de carbohidratos complexos – que libertam energia de forma gradualmente ao organismo.
Eis uma receita fácil de fazer para qualquer corredor, seja ou não de elite:
Ingredientes
- 250 ml de água ou leite
- 4 colheres de sopa de farinha de aveia
- frutas picadas à sua escolha
- frutas secas
- canela em pó
Modo de preparação
Numa panela, coloque a água ou o leite em fogo médio. Quando começar a ferver, adicione as colheres de farinha de aveia. Aproveite o tempo de cozimento para mexer os ingredientes que já estão na panela e preparar os restantes. Quando engrossar, dependendo da textura que deseja obter, pode adicionar mais líquido. Adicione depois as frutas e sirva-se.
E no fim um pouco de mel.