A esmagadora maioria dos atletas quando começa a correr, não pensa disputar um dia, uma maratona. Muitos começam pelas caminhadas e poderem correr 10 km, já será uma grande vitória. Mas vencida um dia, a meta dos 10 km, surge depois o desafio da meia maratona. E depois de cumprido esse objetivo? Aí, vem o sonho da maratona. Sonho cumprido, venha o próximo: uma ultramaratona.
Hoje, não faltam ultramaratonas, mesmo em Portugal, basta consultar a lista dos ultratrails que se disputam, do Minho ao Algarve. No estrangeiro, podemos encontrar centenas para não dizer, milhares ultramaratonas, desde a floresta da Amazónia ao gelo da Antártida. O jornalista Stephen Jones elaborou uma lista de sete ultramaratonas mais radicais do mundo, uma em cada continente, que merece ser conhecida. Algumas destas ultras já foram feitas por atletas portugueses.
“Analisemos sete das ultramaratonas mais extremas do planeta”
Em termos leigos, uma ultramaratona é um evento de corrida que é mais longo do que uma maratona tradicional. Como provavelmente pode imaginar, elas são violentas nas pernas e ainda mais cansativas mentalmente. Apesar disso, elas são alcançáveis para um corredor bem preparado. Honestamente, mesmo ao ler isto, deve saber que com bastante treino e gel de energia, chegará à meta.
Agora, e se disséssemos que a linha da meta estava a mais de 50 milhas de distância (80,450 km)? E que, ao longo do caminho, vai encontrar ursos e lobos (e vários outros perigos que ameaçam a sua existência neste planeta). Este é apenas um exemplo do que reservamos para si ao observarmos sete das ultramaratonas mais extremas do planeta (retirámos uma de cada continente).
1 – Europa – As Corridas Dos Ursos Da Transilvânia
Onde: Transilvânia, Roménia
Distância: 80 km
Assumir um ultra é louvável por si só, mas fazer isso enquanto tenta evitar exércitos de ursos selvagens, é totalmente diferente. O cenário para esta ultra é a paisagem gótica da Roménia, com paisagens intocadas e paisagens inesquecíveis. A Corrida dos Ursos da Transilvânia permite correr através de antigas Aldeias Saxónicas e florestas sombrias.
O evento termina com uma escalada infame da Cidadela de Sighisoara. Um local que é por acaso, o de nascimento de Vlad, o Empalador, a inspiração por trás do Drácula de Bram Stoker.
Se isso não for suficientemente assustador, também tem a probabilidade adicional de encontrar ursos e lobos no vasto deserto romeno. A distância para esta ultramaratona é de 80 km, com o tempo limite para finalização de 14 horas.
A última prova decorreu em 2018 e, desde então, a trilha está tranquila. Podemos apenas imaginar que os organizadores da prova encontraram o seu caminho para a dieta de algum urso local (espero que isso não seja realmente o que aconteceu, ou vamos sentir-nos muito mal com a nossa piada).
2 – Antártica – A Maratona do Gelo
Onde: Union Glacier, Antártica
Distância: 42,195 km
O gabarito está pronto, fomos apanhados de uma vez por todas. Sabemos que não é tecnicamente, uma ultramaratona (tem a distância da maratona). Este é um local que experimenta ventos catabáticos, esta é uma maratona que decorre no continente mais frio do planeta. Aos nossos olhos, isso torna-o uma ultra.
Se está a procurar o próximo grande desafio, então a Antártica continental é onde tem de ir. Se considera-se um atleta de aventura, então certamente a Maratona do Gelo é algo que deseja experimentar. Isso inclui rajadas de vento de 300 km por hora e uma altitude média de cerca de 7.000 pés (2.134 metros).
“Como preparar-se para algo assim?”
Como preparar-se para algo assim? Faça a sua corrida no parque local. O clima da Grande Grã-Bretanha vai deixá-lo pronto para o grande dia. Se quiser participar na Maratona do Gelo, precisará de 17.900 dólares. Com este preço, ficaria aborrecido se não ganhasse uma t-shirt de finalista no final da corrida, não é?
A Maratona do Gelo na Antártica está programada para disputar-se em 14 de Dezembro de 2021 (inscreva-se aqui). Será a 16ª edição do evento e decorrerá a apenas algumas centenas de quilómetros do Pólo Sul, no início das Montanhas Ellsworth.
3 – Asia – The Everest Trail Race
Onde: Monte Everest, Nepal
Distância: 153 km
A Everest Trail Race não é apenas uma ultramaratona. É um dos eventos de resistência mais difíceis do planeta. Situado num dos cenários mais inspiradores conhecidos pelo homem, poder contemplar o Everest, é o único fator reconfortante neste evento. Especialmente quando se considera o esgotamento do oxigénio e a altitude brutal de mais de 25.000 metros que terá de enfrentar.
Precisa de correr 156 km em seis dias para concluir oficialmente esta ultramaratona. Deverá levar sempre consigo, equipamentos obrigatórios, incluindo uma mochila, um saco de dormir e um kit de primeiros socorros. Prepare-se para deambular pela terra congelada e trilhas cobertas de neve.
Lanches, refeições e água, são fornecidos pela Organização da prova, em diferentes pontos, portanto, não deverá ter de caçar para comer no terreno nevado do Everest. Este é um desafio para quem se considera sobre-humano.
Correr na montanha mais alta do mundo, não é tarefa fácil. A Everest Trail Race não é apenas uma ultramaratona, é um dos eventos de corrida, mais desafiadores que existem.
Infelizmente, devido à pandemia do coronavírus, as inscrições para o evento foram adiadas, com o próximo evento a ocorrer provavelmente em Novembro de 2021 (inscreva-se aqui). Pelo lado positivo, isso dar-lhe-á mais tempo para treinar para esta ultra assustadora.
4 – América Do Norte – The Hardrock 100
Onde: Silverton, Colorado
Distância: 161 km
O Hardrock 100 ocorre na América do Norte, nas montanhas rochosas e acidentadas do Colorado. Os participantes podem esperar um percurso com mais de 160 km, com mais de 66.100 pés (20.147 m) de elevação. A corrida é muito desgastante para os membros, com o percurso indo da trilha de terra ao terreno da montanha, num piscar de olhos.
Não há dúvida de que precisa de ser um corredor realizado se desejar ter a chance de terminar esta ultramaratona. Na verdade, mesmo quando atingir a distância desejada, isso não significa que tenha completado a prova.
Este sítio não pede que cruze a linha de meta. Ele pede para ‘beijar a rocha’, e não, não queremos dizer o ator de Hollywood. Estamos a falar de uma imagem da cabeça de um carneiro pintada num grande bloco de pedra. Só depois de beijar essa pedra, completará o desafio que é essa louca ultramaratona.
Se desejar enfrentar alguns testes de altitude, declive e deserto geral, então, este pode ser o seu próximo desafio de uma ultramaratona. Este evento é mais adequado para aqueles que tenham boas habilidades de navegação e para aqueles que amam sentir a aventura. Se adora correr, vai adorar The Hardrock 100.
O próximo evento está programado para decorrer no dia 16 de Julho de 2021 (inscreva-se aqui).
5 – América Do Sul – The Jungle Ultra
Onde: Parque Nacional de Manu, Perú
Distância: 230 km
Prepare-se para pedir a demissão e diga finalmente ao seu chefe o que pensa realmente dele. Depois de pôr os olhos nesta ultramaratona, nunca mais vai querer trabalhar outro dia na sua vida.
Permita-nos apresentar-lhe o Jungle Ultra. Bem no fundo do Parque Nacional Manu, na Floresta Amazónica, é onde vai encontrar uma das ultras mais cativantes do planeta.
Pelo preço de 2.750 libras (3.105 euros), esta incrível oportunidade pode ser sua. Além disso, fará com certeza, inveja a todos os seus amigos. Prepare-se para se expor à exuberante selva intocada, onde a vida selvagem da Amazónia reside em todos os cantos. Este ultrassom de cinco cenários é nada menos do que uma peregrinação moderna enquanto cobra 230 km de paisagens sul-americanas.
O ponto de partida do Jungle Ultra é a Cloud Forest no Perú, onde vai encontrar uma vista deslumbrante da Cordilheira dos Andes. Esta não é a única coisa que também lhe vai tirar o fôlego. Os corredores devem enfrentar a humidade sufocante no clima quente e húmido do Brasil. Às vezes, honestamente, vai parecer insuportável.
Existem várias travessias de rio para se refrescar enquanto batalha a cada quilómetro e luta por algum tipo de controle neste ambiente incontrolável. Em vários pontos ao longo desta trilha, também deverá seguir a rota na total escuridão – estará equipado com uma lanterna para guiar o seu caminho. A coisa mais importante a carregar, porém, será o seu instinto, pois uma curva errada pode ser fatal. Os organizadores da prova foram gentis em fornecer acomodação para poder descansar, em estações de pesquisa e alojamentos. Pelo menos, terá alguma proteção contra os perigos que se escondem durante a noite.
Este é o Jungle Ultra. Enfrente esta floresta hostil por sua própria conta e risco. O próximo evento está agendado para dia 6 de Junho de 2021 (inscreva-se aqui).
6 – África – Marathon des Sables
Onde: Ouarzazate, Marrocos
Distância: 251 km
Se o diabo existe, a sua casa de férias pode ser encontrada provavelmente perto do ringue na Marathon des Sables. Espere lidar com um calor de 50 °C, caso tente enfrentar esta lendária ultramaratona.
Completar esta prova é uma lenda e algo que vai carregar consigo no resto da sua vida. Esta aventura em vários locais acontece num dos ambientes mais inóspitos do mundo, o Deserto do Saara.
Foi considerada a corrida a pé mais difícil do mundo, e quando vê o que precisa de correr para vencê-la, começa a entender a razão. Em seis dias, espera-se que corra mais de 250 km. Vai encontrar dunas de areia após dunas e planícies de sal ardentes que o deixarão grato por tudo o que é frio no mundo.
Ao lado de 1.000 outros corredores de todo o mundo, vai enfrentar o calor extremo enquanto atravessar o que, sem dúvida, será uma das experiências mais difíceis da sua vida.
A Marathon des Sables está programada para decorrer no dia 1de Abril de 2021, mas não se preocupe, pode escolher 2022 registando-se aqui.
7 – Oceânia – Ultra-Trail Austrália
Onde: Katoomba, Austrália
Distância: 100 km
Que melhor maneira de terminar as coisas do que na maravilhosa e ensolarada Austrália! A serena cidade de Katoomba é onde milhares de corredores se vão reunir em Maio de 2021. Eles farão isso para participar no Ultra-Trail Austrália. Esta prova nas Montanhas Azuis é também, a maior corrida em trilha do hemisfério sul.
A localização desta ultra oferece vistas incrivelmente especiais. Esta prova envelheceu ao longo de quase 14 anos para se tornar um dos mais procurados festivais de corrida do mundo. Também tem opções de 11, 22 e 50 km para quem não gosta de correr uma ultramaratona.
O auge absoluto desta celebração da corrida é o UTA100. Este evento vai colocar as suas pernas à prova, fazendo-o subir e descer a paisagem natural. Vai explorar lugares como a Escada Dourada, a Floresta Leura e a Escadaria Furber; lugares que se comprometeram a divulgar o folclore ao longo dos anos.
Esta é uma corrida como lista de desejos para muitos corredores, uma corrida onde captura a imaginação e se recusa a desistir. Após 99 km de corrida, vai chegar à famosa Escadaria Furber. Então, 951 degraus ficarão entre si e a linha de meta.
Depois de cruzar essa linha, terá realmente colocado o ultra na ultramaratona. Esta prova decorre entre 13 e 16 de Maio de 2021 (inscreva-se aqui).