Dores musculares, quem não as tem na prática desportiva? Que fazer quando elas surgem? Aqui vão alguns conselhos a seguir:
– Gelo
Ponha a banheira com água fria e submerja o corpo durante 10 a 20 minutos.
Eliminará resíduos, a rotura dos tecidos e a inflamação. Se não aguenta o “mergulho”, pode fazer aplicação de gelo no local com dor e inflamação.
– Calor
Se a temperatura muscular aumentar, também haverá um fluxo de sangue, abastecendo de nutrientes o músculo dorido. Aguente e não aplique calor até ao dia seguinte à atividade.
– Descanso ativo
O exercício de baixo impacto durante 1/2 horas aumenta o fluxo sanguíneo aos músculos, reduzindo o trauma e equilibrando o PH corporal. No dia seguinte ao treino, faça bicicleta ou natação e irá recuperar melhor.
– Massagem
Muitos estudos afirmam que a massagem reduz as dores musculares em cerca de 30%, uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo às zonas afetadas e ajuda à recuperação. E relaxa muito.
– Estiramentos
Estirar os músculos, para além de os relaxar, adequa a amplitude de movimentos às suas necessidades. Manter cada estiramento aproximadamente meio minuto após a sessão de treino.
– Anti-inflamatórios
Se a dor for mais forte, pode tomar anti-inflamatórios (como a aspirina, ibuprofeno ou naproxeno), que aliviam as dores musculares, já que inibem a produção no organismo de prostaglandinas, substâncias que controlam a dor e a inflamação. O lado negativo dos medicamentos é que retardam o processo de reparação e a síntese de proteínas, pelo que deve haver muito cuidado na sua ingestão.