A Coreia do Norte realizou no passado domingo, a sua primeira maratona internacional desde 2019 nas ruas de Pyongyang. Apesar de anunciada apenas um mês antes, muitos atletas estrangeiros puderam participar na prova que celebrou o nascimento do líder fundador Kim Il Sung em 1912.
Imagens da AFP mostram participantes internacionais cruzando a linha de partida no Estádio Kim Il Sung e tirando fotos com os seus telemóveis, debaixo dos aplausos dos espetadores.

A maratona é o maior evento desportivo internacional neste país fechado ao exterior e oferece aos visitantes, uma rara oportunidade de correr pelas ruas da capital sob o controle das autoridades locais.
Os corredores estrangeiros participaram num passeio de seis dias organizado pela Koryo Tours, uma agência de viagens especializada na Coreia do Norte, que se descreve como a “parceira de viagem exclusiva da Maratona de Pyongyang”.
Os norte-coreanos Pak Kum Dong em 2h12m08s e Jon Su Gyong em 2h25m48s venceram a prova. De notar, a ausência de Han Il Ryong, recordista da Coreia do Norte na maratona e o seu único representante no atletismo nos JO de Paris. Ele correu na semana anterior a maratona do Campeonato Asiático com um novo recorde no campeonato.