O corredor e cardiologista Steven Lome foi um dos participantes na Meia Maratona de Monterey, juntamente com os seus filhos adolescentes.
Durante o percurso, Lome encontrou um corredor que precisava de compressões torácicas. “No terceiro quilómetro, bem na minha frente, caiu um corredor. Paragem cardíaca. Começou a RCP e as pessoas ligaram para o 911. O desfibrilador chegou em cerca de seis minutos e o ritmo era de fibrilação ventricular (arritmia fatal)”, disse Lome. “Um choque e ritmo cardíaco normal restaurado.”
Lome ajudou a colocar o corredor numa ambulância e reparou que ele estava acordado, alerta e estável, antes de ser levado ao hospital.
Depois, logo após cortar a meta, Lome voltou a ser surpreendido. “Um tanto exausto, continuei a correr para terminar a prova. Cruzei a linha de chegada e atirei os meus braços ao ar e outro corredor caiu bem na minha frente. Completamente fora, sem pulso. Começou a RCP ”, compartilhou Lome. “Num ou dois minutos, um voluntário da prova trouxe um DEA (desfibrilador)”.
O corredor levou um choque com o desfibrilador e Lome reiniciou as compressões torácicas. “Ele abre os olhos, fala ‘por que estou aqui em baixo?’ então, para o relógio e quer levantar-se.” Este corredor também foi encaminhado para o hospital.
Os dois corredores de meia idade, eram experientes nas corridas e sentiam-se preparados para a prova. No Twitter, Lome compartilhou a sua opinião: “Ambos tiveram doença cardíaca não diagnosticada, paragem cardíaca fora do hospital e recuperaram totalmente. Quais são as chances de duas pessoas terem uma paragem cardíaca numa prova e terem ambas, uma recuperação completa (normalmente apenas 5% sobrevivem a uma paragem cardíaca fora do hospital)?”
Lome disse ainda que não consegue acreditar no que aconteceu e incentiva outras pessoas a aprender com a sua experiência. “Aproveite cada dia. Foque na sua saúde. É por isso que precisamos de nos concentrar na prevenção de doenças cardíacas, já que o primeiro sintoma de doença cardíaca em uma de cada três pessoas, é a morte súbita, como quase sucumbiram estas duas pessoas”.