Depois de ter afastado dois anos do mundo das corridas, o maratonista chinês Tio Chen, de 52 anos, reapareceu na Maratona de Xiamen disputada no dia 7 deste mês. Apesar de terminar a prova em 3h33m, ele acabou por ser desclassificado por fumar cigarros atrás de cigarros durante toda a prova.
Conhecido como o “Irmão Fumador” na China, o tempo do tio Chen foi cinco minutos mais lento do que a marca feita há dois anos na Maratona de Xin’anjiang.
Fotos de Chen postadas no aplicativo de mídia social chinês Weibo após a prova, chamaram mais a atenção, devido ao facto de ele fumar durante o percurso. As imagens circularam com comentários citando uma “iniciativa” emitida pelas autoridades há dois anos que proibia explicitamente o fumo em maratonas na China. Nas fotos, o Tio Chen é visto com um cigarro na boca, aparentemente alheio aos restantes corredores (que também não parecem preocupados).
O Comité Organizador da Maratona de Xiamen emitiu posteriormente um comunicado anunciando a desqualificação de Chen por ter fumado durante a prova. A decisão baseou-se numa violação do Artigo 2.12 das regras e regulamentos da Maratona de Xiamen, que afirma: “Comportamento incivilizado dos corredores, como defecação a céu aberto, fumo ou pisoteio em canteiros de flores ou espaços verdes que afetam a corrida e a segurança de outras pessoas, resultarão em desqualificação.”
Num esforço para promover a participação saudável e reduzir o tabagismo durante as provas, a Associação Chinesa de Atletismo aprovou no ano passado, uma proposta onde especifica que aqueles que não cumprissem as novas regras nas provas, seriam desqualificados.
Fotos do Tio Chen a fumar enquanto corria, surgiram pela primeira vez em 2018 na Maratona de Guangzhou e na de Xiamen em 2019, onde terminou em 3h36m e 3h32m, respetivamente. Ele também tem participado em ultramaratonas, tendo completado provas que variam entre 50 km a 12 horas.