A britânica Kate Jayden correu 101 maratonas em 101 dias, batendo o recorde mundial do Guiness que pertencia à norte-americana Alyssa Clark de 95 maratonas em 95 dias, estabelecido em Novembro de 2021.
Kate Jayden começou a sua jornada no dia 1de janeiro e correu diariamente uma maratona desde então, além do seu trabalho a tempo integral. No total, ela percorreu 4.262,2 km nos últimos três meses e meio. O desafio não foi fácil e, ao concluir a sua 101ª corrida, ela disse à BBC: “Estou a sentir-me principalmente geriátrica”.
A sua última corrida foi na Maratona de Brighton. Depois de cortar a meta, a atriz de 35 anos disse à BBC que ficou impressionada com o apoio que recebeu. “Sinto-me muito privilegiada por poder fazer esta jornada e ter tantas pessoas a entrar em contato para dizerem-me que também se inspiraram em mim.”
Originalmente, o plano de Jayden era correr 2.620 milhas (4.216 km) para representar a distância que um refugiado tinha de viajar de Aleppo, na Síria, até ao Reino Unido, como forma de aumentar a consciencialização sobre o que essas pessoas têm de sofrer. Foi só depois que ela decidiu correr as 101 maratonas ao perceber que a distância dos 4.216 km era igual a 100 maratonas em 100 dias, batendo o Recorde Mundial do Guinness. Desde o início da sua jornada, ela arrecadou quase 30.000 libras para três instituições de caridade: o Conselho de Refugiados, Trussell Trust e The Hygiene Bank.
Acabada esta “aventura”, Jayden já está com outros planos. Depois de uma semana de folga, ela começou a treinar para um Deca Triathlon contínuo em julho, no qual fará 38 km de natação, 1.802 km de bicicleta e 421 km a correr.
O recorde das 101 maratonas em 101 dias deverá levar vários meses até ser confirmado pelo Guinness. Mas entretanto, deve ser batido pela norte-americana Jacky Hunt-Broersma, que correu a sua 92ª maratona consecutiva em Boston. O seu objetivo é chegar pelo menos às 102 maratonas.